Pular para o conteúdo principal
Graduação

‘Vem pra UFU’: primeiros dias de evento acontecem nas cidades de Patos de Minas e Monte Carmelo

Projeto, com atividades nos dias 5, 6, 12 e 14 de março, incentiva a comunidade externa a conhecer as possibilidades de curso e outras oportunidades oferecidas pela Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 01/03/2024 às 09:33 - Atualizado em 08/03/2024 às 16:59

Além de conhecer os cursos, os estudantes visitantes têm experiências práticas com equipamentos usados nas graduações. (Fotos: Milton Santos)

 

O "Vem pra UFU" é um projeto realizado em todos os campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e tem como objetivo apresentar para a comunidade externa os cursos oferecidos pela instituição. O evento é voltado para estudantes de ensino médio - tanto os matriculados nas redes públicas quanto na rede privada -; afinal, esses jovens estão em um momento de decidir caminhos futuros. A ideia é que, a partir da interação com discentes que vivenciam o cotidiano da UFU, eles possam se sentir mais seguros para decidir os próximos passos acadêmicos, ao conhecer o que a universidade tem a oferecer. 

Na próxima terça-feira, 5, acontece a abertura do evento em Patos de Minas, na Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel. As atividades têm início de manhã, às 8h, e se encerram às 13h. No dia seguinte, 6, a programação continua no Campus Monte Carmelo. A mostra também ocorre no período matutino, das 8h às 12h. O encerramento do cronograma será na semana seguinte, respectivamente, em Ituiutaba (dia 12/3, nos três períodos), e em Uberlândia (14/3, das 8 às 17 horas). O evento é gratuito e não necessita de inscrição prévia.

Acadêmico de graduação apresentando algumas rochas para grupo de estudantes do ensino médio
Estudantes da graduação são os responsáveis por apresentarem os cursos da UFU para os futuros universitários

Organização

Professora da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen) e coordenadora do evento, Renata Daher evidencia o impacto que tem o "Vem pra UFU" na comunidade externa: “É impressionante a quantidade de alunos que tomam a decisão depois de vir para o evento. Então, realmente é necessário esse caráter informativo dele para esclarecer [as dúvidas dos secundaristas].”

A coordenadora explica que, para além dessas informações sobre os cursos, os visitantes também têm contato com informações a respeito da instituição. “{O evento] é para eles entenderem que esse campus e todos os campi da UFU estão abertos, que eles podem vir estudar na biblioteca, que eles podem participar de uma palestra, de algum evento que esteja aberto ao público, que eles podem visitar os nossos museus. Então, assim, é importante entender o que é a instituição”, complementa Daher. 

Finalizando, ela comenta sobre as expectativas em relação ao evento em Patos de Minas e Monte Carmelo: “A gente espera que possa receber as turmas que no ano passado eram do segundo e hoje estão no terceiro ano do ensino médio nessas cidades novamente, com muita alegria [...] Para que eles recebam esse convite, esse ‘chamamento’ e queiram fazer parte da UFU.” 

Confira, abaixo, as principais informações da primeira semana do "Vem pra UFU 2024":

 

Patos de Minas

  • Data e horário: 5 de março, das 8h às 13h;
  • Abertura oficial: 9h30;
  • Local: Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel - Av. Getúlio Vargas, 45, Centro, Patos de Minas (MG);
  • Público-alvo: toda a comunidade; em especial, estudantes do Ensino Médio;
  • Como participar: o evento é gratuito e não necessita de inscrição prévia.

 

Monte Carmelo

  • Data e horário: 6 de março, das 8h às 12h;
  • Abertura oficial: 9h30;
  • Local: Campus Monte Carmelo - Unidade Araras - Rodovia LMG, 746, km 01, Monte Carmelo (MG);
  • Público-alvo: toda a comunidade; em especial, estudantes do Ensino Médio.
  • Como participar: o evento é gratuito e não necessita de inscrição prévia.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU. 

 

Palavras-chave: #VEMPRAUFU Patos de Minas Monte Carmelo Prograd graduação

Conteúdo relacionado

A11y