‘Vem pra UFU’ desembarca em Ituiutaba e Uberlândia

Evento promove a integração entre estudantes e a comunidade acadêmica; após passar por Patos de Minas e Monte Carmelo, programação da edição de 2024 termina nos dias 12 e 14 de março

Publicado em 08/03/2024 às 12:25 - Atualizado em 15/03/2024 às 08:31

O 'Vem pra UFU' é um evento que apresenta os cursos de graduação e os campi da UFU para estudantes do ensino médio e cursinhos. (Foto: Milton Santos)

O “Vem pra UFU” está prestes a agitar o dia a dia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), nos dias 12 e 14 deste mês, com eventos programados nos campi da UFU em Ituiutaba e Uberlândia. A ação finaliza uma maratona da UFU, que, nos últimos dias 5 e 6, já realizou o evento nos campi das cidades de Monte Carmelo e Patos de Minas.

O propósito desse encontro é estreitar os laços entre a UFU e a comunidade em geral, com atenção especial aos potenciais estudantes, aqueles que estão na fase de vestibular. A programação é extensa, começando em Ituiutaba no dia 12, das 8h às 22h, com a abertura oficial às 8h, no Campus Pontal, e continuando em Uberlândia, no dia 14, das 8h às 17h, no Campus Santa Mônica.

Universitário apresentando alguns fósseis de insetos para outro estudante
Os estudantes, além de conhecer os cursos e os campi da UFU, também têm contato com os materiais e equipamentos de pesquisa da instituição. (Foto: Milton Santos)

A coordenadora e organizadora do evento, Renata Daher, falou sobre as suas expectativas para a sequência do ”Vem pra UFU” e as estratégias para tentar cativar os estudantes para que eles tenham o interesse de cursar graduações na UFU. Ela destacou que o evento busca oferecer uma experiência completa, indo além das informações sobre os cursos: “Ele busca aproximar a universidade e, principalmente, os cursos de graduação dos estudantes do ensino médio."

Daher também ressaltou a importância de proporcionar uma visão prática da vida acadêmica na UFU, abordando questões como horários, linhas formativas, prática e oportunidades no mercado de trabalho. Ela salientou que a interação durante o evento não apenas ajuda na escolha de um curso, mas muitas vezes leva os participantes a decidirem sobre sua trajetória acadêmica. “Apresentar o que cada curso aborda, como  funciona, como é que são os horários, quais são as linhas formativas, e como é a parte de prática, de mercado de trabalho, quais oportunidades o aluno tem estudando na UFU, o que ele pode esperar e as questões dos diferenciais também. Tudo isso é tratado durante as conversas que os nossos universitários têm com os visitantes do 'Vem pra UFU'", apontou, acrescentando que há uma grande diversidade entre os mais de 90 cursos de graduação, sendo que cada um deles tem liberdade para escolher suas atividades.

Estudante fazendo embaixadinha com uma bola de futebol
Alguns cursos também preparam atividades práticas para os visitantes do evento. (Foto: Milton Santos)

Por fim, a coordenadora mencionou a ampliação das atividades, em comparação com a edição de 2023, e a variedade de apresentações, experimentos e amostras em laboratórios. Segundo ela, as expectativas são de que os participantes do "Vem Pra UFU" saiam do evento encantados com a Universidade Federal de Uberlândia, seus cursos, estrutura e perspectivas profissionais: "Desejo que cada visitante seja inspirado a fazer parte da UFU, levando consigo a vontade de contribuir para a comunidade universitária. A gente espera que todos os nossos visitantes possam ficar encantados com a UFU, com tudo que os nossos campi oferecem, os nossos cursos, a grade curricular e com todas as atividades extras."

Palavras-chave: #VEMPRAUFU Uberlândia Ituiutaba Campus Pontal campus Santa Mônica Prograd graduação

Conteúdo relacionado