Bolsas de estudo

UFU abre chamada para bolsas de estudos na Europa

Projetos devem abordar tecnologias para cidades inteligentes; inscrições abertas até 15 de março

Publicado em 05/03/2024 às 09:12 - Atualizado em 11/03/2024 às 11:38

O projeto terá chamadas anuais até 2029. (Imagem: Freepik)

Você consegue imaginar uma cidade em que o tempo é otimizado, o ar mais limpo, a energia é renovável, sem poluentes e a vida em sociedade contempla as necessidades de seus habitantes? Se sim, saiba que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), integrada ao consórcio “Erasmus Mundus Joint Master in Smart Cities and Communities” (SMACCs), abre primeira chamada para bolsas de estudos financiadas pela União Europeia.

O SMACCs oferece um programa de mestrado único, semelhante aos programas brasileiros, com duração de dois anos, que “visa formar a próxima geração de engenheiros e cientistas em cidades e comunidades inteligentes”, segundo Luiz Carlos Gomes de Freitas, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt/UFU).

Para participar, é necessário ser aluno, professor ou graduado em cursos da UFU voltados para tecnologias fundamentais da sustentabilidade de cidades, como energia, transportes, edifícios, planejamento urbano ou a tecnologias da informação e comunicação, TIC. Como um dos benefícios, o candidato pode escolher entre as universidades de Mons (Bélgica), Helênica Internacional (Grécia), do País Basco (Espanha) e de Vaasa (Finlândia).

O consórcio é resultado do projeto coordenado por Freitas, chamado “Desenvolvimento de Conversores Estáticos Inteligentes para Conexão de Microrredes e Recursos Energéticos Distribuídos (REDs) ao Sistema Elétrico de Potência”. Nele, a UFU pode propor e coorientar dissertações de mestrado dos SMACCs, além de receber e enviar alunos para desenvolver diferentes atividades.

O projeto está previsto para acontecer até 2029 com chamadas anuais, e segundo recomendação de Freitas, interessados podem tentar vagas em todos esses anos. As inscrições estão abertas até o próximo dia 15 de março, sexta-feira, e as demais informações sobre as bolsas disponíveis podem ser acessadas pelo site.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: #Ciência bolsa de estudo