Comunica Ciência

Podcast ‘Ciência ao Pé do Ouvido’ estreia quinta temporada

Episódio #101 fala sobre os desafios durante escavações, descobertas e expedições paleontológicas

Publicado em 04/03/2024 às 12:20 - Atualizado em 07/03/2024 às 17:44

(Arte: Maria Clara Medeiros)

O podcast de divulgação científica produzido pela equipe de comunicação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), "Ciência ao Pé do Ouvido", estreou sua quinta temporada. Já foram mais de 100 convidados ao longo de quatro anos de produção, com bate-papos descontraídos que perpassam os diversos temas sobre ciência e cotidiano.

No episódio de estreia da nova temporada, o programa aborda a paleontologia, ciência que estuda o passado de alguns animais que intrigam a humanidade há milhares de anos. O convidado é Thiago Marinho, biólogo formado pela UFU e doutor em Geologia. Atualmente, ele é professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e atua junto ao Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, um centro de referência nacional em paleontologia, com atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Na próxima quinta-feira, 7 de março, é comemorado o Dia do Paleontólogo, profissional que estuda diferentes formas de vida em tempos passados. No bate-papo, o pesquisador explica para os ouvintes diversas questões, como os desafios durante as escavações, a extinção dos dinossauros e porque são encontrados fósseis com frequência em Uberaba (MG) e não em Uberlândia (MG), que são cidades próximas.

O episódio está disponível nas principais plataformas de podcast e também aqui no portal Comunica UFU. Para o ouvinte que deseja enviar uma mensagem com perguntas, sugestões de temas ou até mesmo elogios e sugestões, basta entrar em contato pelo WhatsApp (34) 99948-4655. O "Ciência ao Pé do Ouvido" é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Palavras-chave: Paleontologia Ciência ao Pé do Ouvido podcast Ciência Divulgação Científica