Pular para o conteúdo principal
Ciência ao Pé do Ouvido

Crianças podem ser cientistas?

Episódio #96 do ‘Ciência ao Pé do Ouvido’ conversa com jovens pesquisadores da Escola de Educação Básica da UFU

Publicado em 10/10/2023 às 13:00 - Atualizado em 11/10/2023 às 14:42

(Arte: Thamires Dantas)

Você já pensou sobre crianças trabalhando com ciência? Já imaginou que seu irmão, primo ou sobrinho pode ser um pequeno gênio com o dom de transformar o mundo? No episódio #96 do Ciência ao Pé do Ouvido, o podcast de divulgação científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), especial de Dia das Crianças, nós conhecemos alguns desses jovens e descobrimos como eles se tornaram cientistas tão novos. 

Alice Gonçalves e Matheus Gomes, pesquisadores e estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental na Escola de Educação Básica (Eseba) da UFU, foram os convidados do episódio. Participantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovações Tecnológicas (Gepit), as crianças comentam sobre a oportunidade de desenvolver pesquisas em áreas como Engenharia e Exatas, ainda no Fundamental II. Os professores e orientadores do grupo de estudos, Maísa Gonçalves e Alex Medeiros, tiveram participação no podcast, contando sobre como funciona o grupo e como é possível observar de perto as descobertas dessas crianças. 

O episódio também tem a contribuição de Murilo Vieira da Silva, diretor de Pesquisa da UFU, comentando sobre as bolsas de Iniciação Científica que são ofertadas pela instituição para os alunos da Eseba e a importância desses estímulos. 

Ouça o Ciência ao Pé do Ouvido nas principais plataformas de podcast!

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido podcast Ciência Eseba Crianças iniciação científica Dia das Crianças

A11y