Pós-Graduação

Dissertação elaborada na UFU aborda o capacitismo

Mestrando Kennedy José de Oliveira desenvolveu trabalho inspirado em suas próprias vivências, enquanto pessoa com deficiência

Publicado em 14/02/2024 às 14:32 - Atualizado em 14/02/2024 às 15:28

Imagem: Freepik

O conceito de capacitismo foi introduzido no cenário brasileiro de maneira recente por Anahí Mello, uma pesquisadora com deficiência, em sua tese de doutorado submetida ao Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no ano de 2012. Com base na tese de Anahí, o mestrando Kennedy José de Oliveira, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desenvolveu sua pesquisa no campo acadêmico, tomando também como ponto de partida algumas de suas experiências enquanto pessoa com deficiência.

“Minha dissertação é um trabalho inserido nos Estudos Linguísticos, com um enfoque nos estudos discursivos foucaultianos. Surge da interseção das minhas vivências como pessoa com deficiência em uma sociedade marcada pelo capacitismo, que tende a segregar e invisibilizar corpos diversos,como o meu”, declara Oliveira.

A partir dessa amalgamação de experiências e conceitos e com a orientação do docente Cleudemar Alves Fernandes, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), foi elaborada a dissertação "Capacitismo: vontade de verdade e estratégias de resistência", que será apresentada de forma presencial, na sala 209 do Bloco U do Campus Santa Mônica, nesta sexta-feira (16/2), a partir das 14 horas. O acesso ao local é aberto a todos os interessados.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: dissertação de mestrado Pós-graduação