Literatura

Livro sobre linguística é publicado por alunas da UFU

Obra foi desenvolvida por 10 alunas de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Publicado em 17/10/2023 às 16:33 - Atualizado em 24/10/2023 às 17:52

Imagem: Divulgação

Foi publicado pela Pedro & João Editores o livro "Abordagens (socio)linguísticas: estudos introdutórios". Escrito por 10 alunas do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU), o projeto foi organizado pelo professor Leandro Silveira de Araújo, do Instituto de Letras e Linguística (Ileel/UFU).

Contando com onze capítulos desde sua introdução, a obra aborda três línguas ao todo, sendo elas Espanhol, Português e Libras. Três dos estudos se voltam à língua espanhola, abordando diferentes aspectos a ela relacionados, como normas andaluzas e o reggaeton caribenho. Já os demais capítulos focam na língua portuguesa, tratando de assuntos com grande variação temática, desde o dialeto caipira de Minas Gerais, passando pelo português de Moçambique e chegando ao tópico da Linguagem Brasileira de Sinais.

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araújo é o organizador da obra, coescrita pelas estudantes Graziela Bassi Pinheiro, Hillary Souza Silva, Fernanda Silva Freitas, Jéssica Fernandes Silva, Suzimara de Oliveira Dantas, Regina Aparecida Ferreira Melo, Isabelle Nascimento Falcão, Renata Portes Rocha, Marta Pedro Matsimbe e Keli Maria de Souza Costa, mestrandas e doutorandas no Programa de Pós-graduação do Ileel.

"Abordagens (socio)linguísticas: estudos introdutórios" é fruto da experiência das autoras durante a sua trajetória acadêmica no referido programa de pós-graduação. Acesse o trabalho, gratuitamente, clicando no link: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/abordagens-sociolinguisticas-estudos-introdutorios/.

Palavras-chave: livro ILEEL linguística Pós-graduação