Mercado de trabalho

Boletim Mensal do Emprego em Uberlândia aponta saldo negativo em relação a empregos formais

Relatório é divulgado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU)

Publicado em 01/02/2024 às 17:17 - Atualizado em 05/02/2024 às 09:48

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais, do Instituto de Economia e Relações Internacionais, da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/Ieri/UFU), divulgou, na manhã desta quinta-feira (1º/2), o Boletim Mensal de Emprego da cidade de Uberlândia, referente a dezembro de 2023.

De acordo com o levantamento, o último mês do ano passado registrou 9.340 admissões e 11.248 desligamentos, resultando em um saldo líquido negativo de 1.908 em relação aos vínculos formais de emprego. Entretanto, o saldo acumulado no ano de 2023 foi positivo, com a criação de 4.309 vínculos empregatícios.

Em dezembro, registrou-se um saldo de empregos negativo para todos os portes e segmentos de empresas. Isso abrange desde as grandes corporações, com um elevado número de colaboradores, até os microempreendedores individuais e microempresas (MEI e Micro). Mais detalhes na tabela abaixo:

Tabela com saldo do emprego formal, segundo porte da empresa, de janeiro de 2023 a dezembro de 2023. (Elaboração: Cepes/IERI/UFU)

Saldo negativo por segmento empresarial em dezembro:

• Serviços: -1.168;
  • Construção: -367;
  • Comércio: -213;
  • Indústria: -107;
  • Agropecuária: -53.

No decorrer do ano, os setores de Serviços (2.023), Indústria (1.129), Comércio (938) e Construção (628) apresentaram saldo positivo em relação a postos de trabalho. Por outro lado, o de Agropecuária foi o único com saldo negativo (-409).

Remuneração

No quesito remuneração, o salário médio de admissão foi ajustado pela inflação e ficou em R$ 1.929,16. Além disso, em relação ao ano de 2023, houve um aumento de 5,15% no salário de admissão.

Para mais informações, acesse a página do Cepes.

Palavras-chave: Cepes UFU mercado de trabalho boletim de emprego