Economia

Uberlândia registra saldo positivo na criação de novos postos de trabalho em abril de 2023

Dados do Boletim Mensal do Emprego do município apontam o setor de serviços como o principal empregador no período

Publicado em 20/06/2023 às 12:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Imagem: Freepik

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes), do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), divulgou na última sexta-feira, 16, o Boletim Mensal do Emprego de Uberlândia para abril. O documento apresenta dados relativos ao mercado de trabalho formal do município divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

As informações, retiradas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), apontam que Uberlândia apresentou saldo positivo de 677 novos postos de emprego formal, resultado do balanço entre 11.046 admissões e 10.369 desligamentos. O número representa um decréscimo de 45% em relação ao mês anterior, quando o saldo líquido de empregos foi de 1.226 vagas.

O documento aponta, ainda, saldo positivo acumulado para o ano de 2023, com 1.958 postos gerados, além de 5.251 nos últimos 12 meses, período que compreende maio de 2022 a abril de 2023.

Na criação de novos postos de trabalho por agrupamento de atividade econômica, destaca-se o setor de serviços, que lidera a lista com saldo positivo de 248 vagas, seguido por construção (148), indústria (101), agropecuária (100) e comércio (80). No acumulado para 2023, os setores de agropecuária e comércio registram desempenho negativo, com saldos de -81 e -300 vagas, respectivamente. Já os demais setores apresentam valores acima dos 500 postos, com destaque para serviços, que teve saldo de 1.267. Construção e indústria apresentaram balanço de 550 e 522 vagas, respectivamente.

Geração de emprego por porte da empresa

O destaque da geração de novos postos de trabalho fica por conta dos Microempreendedores Individuais (MEI) e das microempresas, que apresentaram saldo positivo de 605 novas vagas, o que representa 89,36% em relação ao todo. As pequenas e médias empresas obtiveram saldos respectivos de 89 e 7 novos postos, enquanto as grandes empresas contribuíram negativamente para o índice, com saldo de -28.

Para o acumulado dos últimos 12 meses, o destaque permanece com os MEI e as microempresas, que apresentam saldo de 6.456 postos de trabalho. Pequenas e médias empresas acumulam 548 e 366, respectivamente, enquanto as grandes empresas possuem saldo negativo de -2.129.

Remuneração

Em relação ao salário de admissão, abril registrou o segundo maior número de 2023, com R$ 1.857,00 de remuneração média para os novos trabalhadores, ficando atrás apenas de janeiro, que apresentou R$ 1.880,00. Já fevereiro e março registraram remuneração média de R$ 1.853,00 e R$ 1.803,00, respectivamente. Os dados apontam um aumento de 2,63% na média dos últimos 12 meses e uma redução de 1,21%, em 2023.

Pelo décimo mês seguido, o setor da agropecuária foi o que apresentou o maior salário de admissão, com os dados de abril apontando R$ 2.201,00 de remuneração média na admissão de novos funcionários no setor. O menor valor foi observado no setor do comércio, com R$ 1.648,00.

Embora na média acumulada dos últimos 12 meses apenas serviços tenha apresentado queda nos valores (-0,09%), o setor é o único que indica aumento em 2023, com 0,95% positivos. O oposto ocorre com o setor da agropecuária, que acumula a maior alta no período de maio de 2022 a abril de 2023 (16,61%) e a maior perda neste ano, com 7,61% negativos.

Quando observada a remuneração de admissão pelo porte das empresas, o destaque fica com as grandes empresas, que apresentam média de R$ 1,947,00. Pequenas empresas (R$ 1.877,00), médias (R$ 1.835,00) e os MEI e microempresas (R$ 1.766,00) completam a lista.

Já em relação à evolução da média do salário de admissão a categoria das pequenas empresas foi a que apresentou maior alta nos últimos 12 meses, com 10,26% positivos, enquanto as grandes empresas foram as que indicaram a maior queda, com índice de -5,64%.

Para 2023, o salário médio de admissão das médias e grandes empresas registrou quedas, respectivamente, de 6,65% e 2,21%, enquanto o das pequenas empresas e dos MEI e microempresas aumentou 0,62% e 0,28%, nesta ordem.

O Boletim Mensal do Emprego de Uberlândia, elaborado pelo Cepes, é um informativo publicado mensalmente com o objetivo de apresentar informações sobre a dinâmica do emprego formal na cidade mineira. Os dados apresentados referem-se aos vínculos de emprego celetista, que são aqueles correspondentes a funcionários de empresas que são regidos pelas normas da CLT, são contribuintes do INSS e, por isso, têm direito ao FGTS e seguro-desemprego.

Para o boletim de abril foram considerados os dados publicados pelo MTE em 8 de junho, após uma correção nos microdados feita pelo ministério. As informações levam em conta os números com ajustes declarados até abril de 2023, ou seja, com informações entregues fora do prazo ou corrigidas referentes aos meses anteriores a este.

Palavras-chave: UFU CEPES IERI Economia emprego boletim de emprego Uberlândia Boletim Mensal do Emprego de Uberlândia