UFU oferece preparatório para exame de proficiência em Língua Portuguesa

Habilidades escrita e oral serão desevolvidas no curso; inscrições vão até 19 de fevereiro

Publicado em 12/01/2024 às 14:21 - Atualizado em 20/02/2024 às 08:56

Imagem: Divulgação

O Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia[ (Ileel/UFU) promove curso preparatório para o exame Celpe-Bras, destinado a estrangeiros que desejam obter o certificado de proficiência na língua portuguesa. O curso terá início em 20 de fevereiro e término em 23 de abril. Durante as aulas, os participantes receberão orientações e suporte para aprimorar suas habilidades linguísticas, visando alcançar êxito no referido exame.

As aulas ocorrerão às terças-feiras, das 17h às 19h, no Bloco G, Sala 223. Para aqueles que se interessarem, é necessário realizar a inscrição até o dia 19 de fevereiro, enviando um e-mail para lidyramos@gmail.com e informando o nome completo e nacionalidade. No entanto, é importante destacar que o curso possui um limite de 25 vagas.

Cartão de questão do exame Celpe-Bras
Foto: UFCSPA

O que é o Celpe-Bras?

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é um exame aplicado semestralmente pelo Ministério da Educação (MEC). Em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, destina-se a estrangeiros que buscam obter um documento que ateste sua habilidade em se comunicar e escrever na língua oficial brasileira.

O exame é aplicado em duas etapas: uma que avalia a parte escrita e a outra que testa a capacidade de fala. A avaliação da proficiência leva em consideração o desempenho do participante em ambas as etapas, considerando práticas linguísticas cotidianas que podem surgir na interação de estrangeiros em português no contexto brasileiro.

Palavras-chave: Curso preparatório ILEEL