Lançamento

Grupo publica textos de poetas, prosadores e pregadores medievais sobre o homoerotismo

No próximo sábado (16) acontece o lançamento do livro 'Contra Naturam'

Publicado em 14/09/2023 às 12:11 - Atualizado em 18/09/2023 às 11:53

O livro foi traduzido por professores e tradutores dos cursos do Ileel/UFU. (Foto: Reprodução)

A antologia "Contra Naturam" são textos medievais escritos entre os séculos XII e XIII na Europa, que tratam tanto da proibição quanto da possibilidade de relações homoeróticas no Ocidente. Essa antologia seleciona textos de predicadores (o mesmo que sermonistas, referente a sermão), poetas e prosadores sobre o homoerotismo e a maior parte desses textos não foi traduzida em Português até os dias de hoje.

No entanto, na literatura brasileira, cenas homoeróticas são protagonizadas desde o Século XVIII, por exemplo, no livro "O Cortiço", de Aluísio Azevedo e publicado em 1890. “- Vem cá, minha flor!... disse-lhe, puxando-a contra si e deixando-se cair sobre um divã. Sabes? Eu te quero cada vez mais!... Estou louca por ti!” – Léonie se declara a Pombinha.

Assim como esse exemplo, ainda existem outros textos que não estão acessíveis para o público brasileiro. Pensando nisso, os professores Júlia Batista Castilho Avellar, Daniel Padilha Pacheco da Costa, Frederico Souza e Silva, Leandro Albuquerque de Freitas, Ivan Marcos Ribeiro e Fábio Figueiredo Camargo, do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU), atuaram em suas respectivas áreas – Francês, Tradução e Latim – a fim de produzir o livro "Contra Naturam".

Organizar essa equipe, que trabalhou muito durante a pandemia, foi um trabalho muito produtivo. O que nos faz entregar uma pesquisa importante para reduzir o preconceito e, ao mesmo tempo, colocar esses textos em circulação para o público contemporâneo”, afirma o professor Camargo, que faz parte do Grupo de Pesquisa sobre Mídias, Literatura e Outras Artes.

A cerimônia de lançamento acontece no próximo dia 16 (sábado), às 14h, na Livraria Plural (Av. Afrânio Rodrigues da Cunha, 121 - Tabajaras). O material tem sátiras, declarações de amor e predicação (ou pregação). São textos de nomes como Dante Alighieri, Geoffrey Chaucer, Santo Agostinho, Hildegarda de Bingen, Gilberto de Nogent e Pedro Damián.

Capa do livro Contra Naturam
Cerimônia de lançamento acontece no próximo sábado (16/9). (Foto: Imagem/Reprodução)

Para quem se interessa pela leitura, o livro será disponibilizado em formato impresso, com edição do designer Antonio Kvalo, e apoio da editora O Sexo da Palavra, que trabalha com a circulação de textos aos quais o público contemporâneo não tem fácil acesso.

Índice do livro 'Contra Naturam'
A seleção conta com poemas, sermões e alguns textos em prosa. (Foto: Imagem/Reprodução)

Palavras-chave: lançamento de livro ILEEL Contra Naturam