VIDEOCAST

'UFUCast 57' apresenta o Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais

Videocast semanal abordou a história e a importância do Cepes/UFU para a universidade e os indicativos dos rumos da economia de Uberlândia e região

Publicado em 04/05/2023 às 18:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Imagem: Reprodução

Os economistas Ester Ferreira e Welber Tomás de Oliveira, membros da equipe do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), foram os convidados da edição 57 do UFUCast. Durante a transmissão, realizada no último dia 20 de abril, os jornalistas Adreana Oliveira e Matheus Minuncio fizeram questionamentos sobre a história do Cepes, os motivos das escolhas pelas temáticas pesquisadas e quais os impactos desses estudos desenvolvidos em diferentes setores para a população de Uberlândia e região.

Quase cinco décadas de serviço à sociedade

Fundado no ano de 1977, o Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais era inicialmente vinculado ao extinto Centro de Ciências Humanas e Artes da UFU e, pouco tempo depois, passou a ser vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI/UFU). Ester Ferreira, que passou a integrar o time no ano de 1994, durante as discussões das mudanças técnicas e de metodologia advindas da implantação do Plano Real, explica que “desde a sua criação, o Cepes é um órgão que trabalha com a Pesquisa e com a Extensão, embora também ofereça apoio às atividades de ensino do IERI e outras unidades acadêmicas da UFU”.

Atualmente, o órgão conta com seis linhas de pesquisa: Comércio Exterior, Finanças Públicas, Mercado de Trabalho, População, Saneamento e Preços.

Na linha dos “Preços”, o centro organiza e disponibiliza desde 1979 a “Pesquisa Mensal de Preços”. A partir dessa pesquisa base, são atualizados mensalmente quatro indicadores econômico-sociais, sendo eles: Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC-Cepes); Cesta Básica de Alimentos (CBA); Salário Mínimo Necessário (SMN); e as Horas de Trabalho para aquisição da CBA.

Em especial, o IPC indica para a população a flutuação da inflação na cidade, se foi maior ou menor em relação ao mês anterior e o acumulado até aquele momento no ano. Ainda, as pesquisas e índices do Cepes contam com a colaboração de vários agentes voluntários no município, que ajudam com a alimentação de dados, fornecendo informações importantes para que seja possível a elaboração final. Um trabalho com a sociedade e para a sociedade.

Por que estudar essas temáticas?

O principal motivo é que, por meio desses estudos, é possível captar o perfil identitário da população em diferentes dimensões, como ela vive, o que possui em casa, onde e como trabalha, remuneração, além de poder relacionar causas e efeitos sociais. Basicamente, a partir das pesquisas do Cepes/UFU, todos os setores interessados, como agentes sociais (associações, sindicatos, coletivos), agentes públicos (por meio de políticas públicas no Executivo e Legislativo) e população em geral (por meio do IPC), conseguem ter um diagnóstico e, a partir dele, se planejar economicamente. “Os índices de preço são muito importantes, pois eles permitem atualizar valores monetários ao longo do tempo, os preços principalmente. Também permitem que sejam feitos contratos com base nesses índices, para você não perder o valor deste contrato com o tempo, comparações entre valores ao longo do tempo etc”, comenta Welber Oliveira.

Ele ainda destaca que participar de pesquisas desse tipo, tanto as do Cepes quanto as dos censos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são grandes oportunidades de se mostrar a realidade para o poder público e, a partir disso, colaborar para que as autoridades tomem as medidas mais acertadas para a resolução dos problemas e otimização dos recursos.

Sobre o UFUCast

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU, no YouTube, e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Este projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.