EXTENSÃO

Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras recebe nova turma do ‘Laboratório de Inovação’

Voltado para alunos do Ensino Médio das escola públicas, projeto tem por objetivo fomentar a cultura empreendedora entre os jovens, por meio da pesquisa e práticas vivenciais

Publicado em 10/04/2023 às 15:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Primeiro encontro da segunda turma do projeto foi marcado pela apresentação do projeto aos novos ingressantes. (Foto: Equipe Ciaem/UFU)

A última quinta-feira de março, dia 30, marcou o início das atividades da segunda turma do “Laboratório de Inovação”. O projeto promovido pelo Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras da Universidade Federal de Uberlândia (Ciaem/UFU), em parceria com a Diretoria de Pesquisa da UFU (Dirpe/UFU), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig),  em uma de suas vertentes, visa proporcionar uma formação empreendedora para os estudantes participantes da iniciativa, estimulando as suas habilidades técnicas como escrever, ler, ouvir ou liderar pessoas, além das habilidades profissionais voltadas para áreas como Marketing, Gestão de Pessoas e Finanças.

Na outra vertente, através da pesquisa científica, tem como objetivo colocar o estudante do Ensino Médio em contato direto com a realidade acadêmica e do mercado de trabalho e empresarial, por meio do desenvolvimento de uma trilha empreendedora, que resulta na apresentação de um projeto/pesquisa, a apresentação de uma ideia de negócio (“Pitch”), e um relatório com todas as atividades desenvolvidas.

Funcionamento do Laboratório de Inovação

Ao longo de um ano de projeto, as turmas dividem os trabalhos em duas etapas, respectivas aos dois semestres de duração. No primeiro semestre, são apresentados conteúdos teóricos de empreendedorismo, inovação, iniciação científica, além de uma visita técnica. Já no segundo, têm início os trabalhos de desenvolvimento da “Trilha Empreendedora”. “De forma mais acessível, trazemos para os alunos conteúdos que contemplam desde o desenvolvimento de uma ideia, da identificação de uma oportunidade de negócio, até essa ideia ser validada pela teoria das aulas”, explica Bianca Garcia, gestora de inovação do Ciaem e uma das responsáveis pelo projeto.

A 'trilha empreendedora' que será trabalhada, ao longo do segundo semestre, apresenta ao aluno o início e o final de um projeto empreendedor. (Imagem: Bianca Garcia)

Manuela Botrel, coordenadora de gestão do Ciaem/UFU, destaca que a ideia de trabalhar com alunos do Ensino Médio segue o propósito do projeto, que é fomentar a cultura empreendedora na cidade. Levar o que já era trabalhado com as empresas incubadas, com a comunidade acadêmica, para a comunidade externa por meio do trabalho com o público escolar. “Está surpreendendo a gente! Estamos tendo um engajamento muito grande das turmas e vemos que esse realmente será um diferencial na formação desses alunos”, completa.

Depoimentos

Uma das 15 presentes no encontro, Ana Julia Dias do Carmo Souza, 16 anos, aluna do Ensino Médio da Escola Estadual José Ignácio Dias de Souza, revela sua empolgação em relação ao projeto. “Eu nunca fiz parte de um projeto assim e espero que esse projeto me ajude bastante no futuro, principalmente por estarmos trabalhando o tema do empreendedorismo”, diz ela.

Souza conta também que está muito feliz por ter sido selecionada para o projeto, devido à importância e à concorrência dentro da própria escola para fazer parte da iniciativa. “Da escola toda, que tem muitos alunos, eu fui uma das quatro escolhidas. E, como eu pretendo empreender, esse projeto também será muito importante pra isso”, finaliza.

Palavras-chave: UFU CIAEM empreendedorismo laboratório de inovação ensino médio pesquisa extensão