Projeto de extensão inscreve para atividades de Biologia Marinha

Podem participar alunos da licenciatura em Ciências Biológicas da UFU e professores de Ciências e de Biologia da rede pública de Educação Básica

Publicado em 15/03/2023 às 11:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Arrasto em barco de pesca de camarão. (Foto: Ariádine de Almeida/Inbio)

Até 30 de março, estão abertas as inscrições para o projeto de extensão “De Minas ao mar”, desenvolvido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O projeto é dirigido a alunos de licenciatura em Ciências Biológicas da UFU e a professores de Ciências e de Biologia da rede pública de Educação Básica e terá atividades teóricas e práticas de Biologia Marinha em Uberlândia e no litoral de São Paulo.

Um dos objetivos é discutir os conteúdos de Biologia Marinha trabalhados nas escolas de Educação Básica. Serão realizadas oficinas e outras atividades, incentivando a produção e a divulgação do conhecimento do tema por meio da elaboração de materiais didáticos.

Com uma viagem ao litoral paulista — provavelmente, para Ubatuba — no segundo semestre, licenciandos e professores terão a possibilidade de ter contato com espécies em seus ambientes marinhos, como manguezais, praias e costões rochosos. Na região, rica em diversidade marinha, eles conhecerão pesquisas científicas e desenvolverão atividades práticas.

“Trabalharemos algumas metodologias utilizadas usualmente em pesquisas na área de Biologia Marinha. Também teremos oportunidade de trabalhar com organismos vivos ou fixados em laboratório. Posteriormente, os professores poderão utilizar parte desse material em atividades nas escolas”, afirma Giuliano Jacobucci, docente do Instituto de Biologia (Inbio/UFU) e coordenador do projeto.

Os participantes também vão discutir sobre as principais ameaças a esses ambientes e os desafios de mitigá-las. “Talvez a questão das ameaças aos diferentes ambientes marinhos seja uma das mais relevantes, pois normalmente é tratada de forma descontextualizada ou distante de nossa realidade, principalmente porque estamos no interior do país”, destaca Jacobucci.

Como observa o professor, impactos locais podem influenciar ambientes muito distantes. “Apenas para citar um exemplo, recentemente foi publicado um trabalho científico que indica que a poluição marinha por resíduos plásticos na região costeira do nosso país é, em grande parte, resultante do despejo desses poluentes através dos rios que desembocam no mar. Na prática, isso significa que mesmo os resíduos lançados em cursos d'água no interior do país podem contribuir para essa poluição”, afirma Jacobucci.

Litoral

Ensinar Biologia Marinha em um estado sem litoral traz desafios por causa do distanciamento. Mas, salienta Jacobucci, não apenas o distanciamento físico, como também o de percepção do ambiente marinho por parte de grande parte da população do interior do país.

“Não vivenciamos o mar em nosso cotidiano, como é usual nos estados litorâneos. Esse distanciamento pode dificultar a contextualização de conteúdos básicos e questões socioambientais relacionadas ao ambiente marinho por parte dos professores”, observa o docente.

O projeto, que tem a colaboração de Maria José Gondim e Victor Tagliacollo, também professores do Inbio, já teve uma primeira edição realizada em 2018. Agora, a ação também conta com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

“Esperamos ter participação mais ampla dos professores e licenciandos, particularmente na etapa de desenvolvimento de propostas didáticas para os estudantes da Educação Básica. Com isso, teremos um efeito multiplicador mais efetivo do projeto”, acrescenta Jacobucci.

São oferecidas 20 vagas para licenciandos e 20 para professores. Para realizar a inscrição, é necessário enviar os seguintes documentos, em pdf, para o e-mail projetominasaomar@gmail.com: Ficha de inscrição preenchida e assinada; cópia de diploma de licenciado em Ciências Biológicas (professores); comprovante de matrícula de licenciatura em Ciências Biológicas na UFU (licenciandos); cópia de documento de identidade com foto; cópia de documento comprovando vínculo atual com escola pública de Educação Básica (professores); carta de interesse justificando importância do projeto para sua formação e comprometimento com todas as etapas do projeto. Os custos de hospedagem (quatro dias) e alimentação no litoral serão de responsabilidade dos participantes.

Palavras-chave: Biologia projeto extensão pesquisa litoral Biologia Marinha Divulgação Científica