Representatividade

Eseba realiza processo eleitoral para representantes da comunidade escolar no Conselho Superior

Inscrições ocorrem de 24 a 27 de maio; serão escolhidos quatro conselheiros titulares e quatro suplentes

Publicado em 18/05/2021 às 07:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Biblioteca da Eseba UFU. Foto: Milton Santos

O Colégio de Aplicação (Cap) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) abre edital para eleição de representantes da comunidade escolar - familiares e estudantes - para ocupar quatro cadeiras no Conselho Superior da Unidade. Tendo em vista o que dispõe a Resolução 02/93 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, considerando as Leis Federais nº 11.274/2006 e nº 12.796/2013, o Ofício 163/2016/Eseba UFU, solicitou análise da Procuradoria Geral na UFU acerca da adequação do Conselho Pedagógico e Administrativo (CPA) da Unidade Especial de Ensino Eseba UFU, sendo composto por representatividade de docentes, técnicos, discentes e famílias, bem como da adequação de proposta de regimento interno do Conselho, considerando a aprovação e a implementação do novo formato do CPA da Eseba, ocorrido no ano de 2017.

Serão destinadas para seleção: quatro pais, mães e/ou responsáveis - sendo dois conselheiros titulares e dois conselheiros suplentes - e quatro estudantes - dois conselheiros titulares e dois conselheiros suplentes -, por eleição a ser realizada por seus pares, no CPA da Eseba, referente ao ano letivo de 2021.

Inscrições

As inscrições começam no dia 24 de maio e se encerram em 27 de maio, às 23h59, e deverão ser realizadas exclusivamente pelo e-mail eseba@ufu.br. Para efetivar o procedimento, é necessário que conste na mensagem:

• No caso de pais, mães e/ou responsáveis: nome completo do pai, da mãe e/ou do responsável pelo estudante; nome completo do(a) filho(a) estudante na Eseba/UFU; ano de ensino onde o(a) estudante está matriculado(a); número do CPF; número de telefone para contato e e-mail;
  • No caso de estudantes do Ensino Regular ou da Educação de Jovens e Adultos: nome completo do(a) estudante; ano de ensino; número do CPF, número de telefone para contato e e-mail.

A lista de inscritos será divulgada no dia 28 de maio, no sítio eletrônico da Eseba - www.eseba.ufu.br. Contestações sobre a inscrição de candidatos poderão ser apresentadas até as 12h do dia 31 de maio e, também deverão ser ao e-mail eseba@ufu.br.

Das condições exigidas para inscrição:

• Qualquer pai, mãe e/ou responsável com filho matriculado nos 1º (1º e 2º Períodos, 1º, 2º ou 3º anos), 2º (4º e 5º anos) ou 3º (6º e 7º anos) Ciclos na Eseba/UFU, para o ano letivo de 2021;
  • Qualquer estudante que esteja matriculado/a nos 8º ou 9º anos do ensino regular, período matutino;
  • Qualquer estudante que esteja matriculado/a nos 6º, 7º, 8º ou 9º anos da Educação de Jovens e Adultos, período noturno.

A votação será realizada por meio do sistema eleitoral eletrônico utilizado pela UFU, denominado Sistema Helios.

No dia 27 de maio, ocorrerá um teste de votação, das 9h até as 18h - horário de Brasília -, por meio de consulta eleitoral eletrônica. No mesmo dia 27, às 8h, será enviado um e-mail (via vote@facom.ufu.br), contendo as instruções e o link para que os votantes consigam fazer sua escolha, lembrando que, nesse primeiro momento, trata-se de um teste de sistema.

Qualquer dificuldade vivida pelos candidatos em participarem do "Teste de Eleição" deverá ser comunicada à presidência do CPA, pelo e-mail eseba@ufu.br, até o dia 28 de maio, para que ajustes sejam feitos.

Votação será realizada eletronicamente. (Foto: Milton Santos)

Votação e resultado

A eleição acontecerá em 02 de junho, das 9h às 18h - horário de Brasília -, por meio de consulta eleitoral eletrônica. No mesmo dia, às 8h, será enviado um e-mail (via vote@facom.ufu.br), contendo as instruções e o link para que estudantes e famílias consigam efetivar sua escolha.

O resultado da eleição dos representantes discentes e pais, mães e/ou responsáveis para ocuparem as cadeiras de conselheiros(as) titulares e suplente será disponibilizado em 04 de junho, no site da Eseba, e afixado nos murais da escola.

A posse dos(as) conselheiros(as) eleitos(as) ocorrerá no Conselho Pedagógico e Administrativo da Eseba/UFU, no dia 29 de junho. Eles(as) devem se comprometer a participar das reuniões ordinárias, do ano de 2021, conforme cronograma aprovado no CPA da unidade, e de possíveis reuniões extraordinárias, que terão convocação prévia, seguindo as normas regimentais vigentes.

Para esclarecimento de eventuais dúvidas ou obtenção de mais informações, basta entrar em contato pelo e-mail eseba@ufu.br.

Palavras-chave: Eseba UFU; eleição; Conselheiros; Conselho Pedagógico e Administrativo; Titulares e Suplentes;