PESQUISA

‘Espaço Delas’ discute a presença e o trabalho de mulheres artistas no campo tridimensional

Grupo de estudos concentra debates em torno de perspectivas feministas e estudos de gênero

Publicado em 06/05/2024 às 10:52 - Atualizado em 06/05/2024 às 15:25

Grupo já promoveu um minicurso sobre espacializações e perspectivas feministas, com a participação da artista Gabriela de Laurentiis. (Foto: arquivo pessoal)

O Espaço Delas, um grupo de estudos idealizado por pesquisadoras e vinculado ao Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU), tem como foco pesquisar artistas mulheres que atuam no campo tridimensional. Este conceito direciona a algo que está disposto no espaço, ou seja, possui altura, largura e dimensão. Durante os encontros e exposições, as pesquisadoras analisam também questões envoltas em perspectivas feministas e estudos de gênero. O grupo acolhe, ainda, a participação de outras pesquisadoras de diversas localidades.

Criado em 2019, ele é vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pela docente Tatiana Sampaio Ferraz. Pesquisadoras de todo o Brasil discutem a participação e produção de mulheres que se dedicaram ao campo tridimensional e que ganharam destaque no meio cultural e artístico.

Algumas questões sobre a artista mineira Lygia Clark chamaram atenção de Rayssa Teixeira Vilela, aluna do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design (PPGAU/FAUeD/UFU). A integrante do Espaço Delas pesquisa a trajetória de Clark a fim de compreender como as mudanças na década de 50 e 60 fez com que a artista migrasse sua carreira do bidimensional para o tridimensional.

Visando expandir o conhecimento sobre a discussão das mulheres artistas, Vilela observa que elas estão politicamente questionando o lugar do gênero na sociedade. “Então, é uma relação bem intrínseca mesmo, de como as artistas partem da política da obra para discutir esse lugar do gênero na sociedade”, comenta a pesquisadora.

Na imagem, temos Rayssa Teixeira Vilela, integrante do Espaço Delas
'No Espaço Delas promovemos debates, estudos e oficinas sobre mulheres artistas que trabalham no campo tridimensional', explica Vilela. (Foto: arquivo pessoal)

O projeto tem a intenção de expandir as atividades e discussões dessas pesquisas, além de promover a participação de mulheres pesquisadoras de outras instituições. Para isso, foi iniciada a postagem de conteúdos no Instagram @o_espaco_delas_ sobre produção tridimensional de artistas mulheres, como também suas trajetórias.

Palavras-chave: Artes Campo tridimensional Artistas visuais