EXTENSÃO

UFU oferece vagas em três editais relacionados a projeto de qualificação profissional em Carmo do Paranaíba

Oportunidades são destinadas aos interessados em ser cursistas ou para atuação como bolsistas de extensão e profissionais de ensino

Publicado em 24/04/2024 às 17:56 - Atualizado em 02/05/2024 às 08:05

Reprodução / Instagram Proexc/UFU

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), está com vagas abertas para processos de seleção de novos alunos, bolsistas de extensão e profissionais de ensino para o projeto “TransformAção - Preparação para o trabalho e obtenção de renda no município de Carmo do Paranaíba”.

O objetivo do projeto é contribuir para a qualificação da mão de obra no município de Carmo do Paranaíba, por meio dos cursos de formação e preparação para o trabalho e renda, de modo a promover uma formação cidadã baseada no respeito às diferenças e à diversidade de saberes constituídos nos diferentes contextos sociais em que a universidade está presente.

Vagas para cursistas

São 140 vagas destinadas aos moradores de Carmo do Paranaíba e/ou Distrito de Quintinos, em Minas Gerais, a partir de 12 anos de idade, que têm interesse em fazer parte dos cursos do projeto como alunos. É necessário ter a disponibilidade semanal específica para realizar as aulas, em modalidade presencial, do curso pretendido, conforme edital. As vagas estão divididas da seguinte forma:

Cidade de Carmo do Paranaíba

• Curso de Música na Educação Especial: 25 vagas;
  • Curso de Libras (Básico): 30 vagas;
  • Cursinho de Pré-Vestibular: 40 vagas;
  • Curso de Inglês (Básico): 25 vagas;
  • Curso de Informática: 20 vagas.

Distrito de Quintinos

• Curso de Inglês (Básico): 20 vagas;
  • Curso de Informática (Básico): 20 vagas.

As inscrições se encerram no próximo dia 30, terça-feira, e podem ser realizadas presencialmente, na Secretaria de Desenvolvimento Social de Carmo do Paranaíba, para os cursos ministrados na cidade, ou na Escola Estadual Antônio Atanásio, para os cursos ministrados no Distrito de Quintinos. Também é possível realizar a inscrição via WhatsApp, por meio do telefone (34) 99906-8483. Em ambos os casos, é necessário entregar/enviar toda a documentação descrita no item 5 do edital no momento da inscrição.

Vagas para professores e apoio pedagógico

As oportunidades para professores (Linguagem Brasileira de Sinais e Música para Educação Especial) e Apoio Pedagógico (Música na Educação Especial), totalizam 3 vagas + Cadastro de Reserva; com a remuneração das bolsas variando entre R$ 1.000,00 e R$ 2.681,25.

São alguns requisitos mínimos para os cargos: ter disponibilidade mínima de 20 horas semanais, compatibilidade horária de acordo com a demanda do projeto/setor e ter vínculo com o município, estado ou governo federal.

Também, é possível conferir a lista de documentos para a inscrição e mais detalhes dos cargos no edital destinado a essas vagas. Para efetivar as inscrições, é necessário encaminhar, até 30 de abril, toda a documentação para o e-mail ufu.skillful@gmail.com.

Vagas para bolsistas de extensão

Por fim, as inscrições para atuar como bolsista de extensão na iniciativa estão terminando nesta quinta-feira (25/4), totalizando 10 vagas + Cadastros de Reserva. As remunerações das bolsas variam entre R$ 1.000,00 e R$ 1.845,00, e são destinadas aos estudantes da pós-graduação e graduação da UFU matriculados no Campus Patos de Minas, e que possam exercer a atividade de professor ou apoio pedagógico aos alunos do projeto. Além disso, é necessário que os postulantes à bolsa tenham disponibilidade de 20 horas semanais e compatibilidade horária com as demandas do setor/projeto.

Para mais detalhes quanto às vagas ou documentos necessários para inscrição, é possível acessar o edital específico. Toda a documentação para inscrição deve ser encaminhada somente por e-mail, para o endereço eletrônico: ufu.skillful@gmail.com

Palavras-chave: Carmo do Paranaíba extensão Capacitação PROEXC