Unesp e UFU oferecem curso on-line gratuito de formação política

Aulas iniciam nesta quinta-feira, 14 de março, de forma remota, e vão até 27 de junho

Publicado em 13/03/2024 às 15:43 - Atualizado em 20/03/2024 às 08:49

Nesta quinta-feira (14), começam as aulas do curso de extensão “Educação Política e Gestão Municipal”, uma realização da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O curso acontecerá de forma totalmente gratuita e on-line, ao vivo, com transmissão pelo canal da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (Proec/Unesp) no YouTube, às quintas-feiras, a partir do dia 14/3 até o dia 27/6, totalizando 16 encontros. A participação é aberta ao público, uma vez que tem como objetivo alcançar cidadãos brasileiros que se interessem pela temática e queiram se aprofundar; pré-candidatos a cargos eletivos às prefeituras municipais e câmaras municipais brasileiras; discentes de universidades brasileiras e demais possíveis interessados.

O curso contará com certificação da Unesp e da UFU, desde que os participantes estejam devidamente inscritos no formulário de participação e tenham presença superior a 75% das aulas. Os educadores do projeto são, em sua maioria, docentes de Unesp e UFU, mas alguns profissionais de fora dessas instituições foram convidados a participar - por exemplo, ex-governadores, ex-prefeitos, ex-diretores de órgãos públicos, etc..

Em entrevista à Proec, o professor Cláudio Di Mauro, professor associado da UFU e um dos responsáveis pela realização do curso, explica que a intenção é que, além do cabedal teórico, os docentes tenham também experiência em administração pública. Di Mauro comenta que a iniciativa para a construção do curso Educação Política e Gestão Pública se deu devido a uma necessidade social, uma vez que muitos dos eleitores brasileiros não possuem letramento político: “Entre os nossos eleitores, existe a necessidade de formação política para que se possa efetivamente escolher bem os candidatos e com consciência.”

Além de que parte dos vereadores e prefeitos que se candidatam apresentam propostas nas quais não têm jurisdição. “Boa parte dos candidatos se apresentam com propostas que nem têm a ver com o cargo que estão pleiteando; por exemplo, vereadores querem dizer que vão resolver os problemas urbanos, que vão resolver os problemas de Educação, de Saúde, quando na verdade quem tem a responsabilidade de administrar isso é o Poder Público Executivo. O legislativo, os vereadores podem apresentar propostas, podem estabelecer debates. Mas, efetivamente, a aplicação das políticas é feita pelo Executivo”, completa Di Mauro.

“Vereadores prometem aquilo que não podem cumprir, candidatos a prefeito também prometem sem demonstrar de onde vão tirar os recursos para poder fazer tal aplicação, e também qual é o projeto de sociedade que querem construir. Então nós, da Universidade Federal de Uberlândia e da Unesp, entendemos que podemos oferecer uma contribuição para que a nossa comunidade, eleitores, e também os candidatos compreendam de uma maneira mais adequada qual é a função de cada um daqueles cargos que se encontram em disputa”, diz o docente.

O professor Hélder Eterno da Silveira, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU, também é um dos articuladores desse projeto. Segundo Eterno, a formação do curso se deu por meio do diálogo entre docentes e gestores das duas universidades (UFU e Unesp), que, preocupados com o contexto nacional, se juntaram para intervir nas tentativas de descredibilização do Estado brasileiro. “O curso visa, desse modo, trazer para a discussão da função do Estado, sobretudo das políticas públicas que incidem no município, a fim de ajudar os próximos gestores e gestoras em seu trabalho de condutores(as) das cidades. Igualmente, o curso visa formar pessoas que tenham interesse em desenvolver uma educação política que se volte para a melhor compreensão da função do Estado e nossa participação no controle social e no acompanhamento das políticas públicas e da consolidação do Estado Democrático de Direitos”, conta o pró-reitor da UFU.

Eterno acrescenta: “Há a expectativa de que o curso possa ser um marco para a discussão das gestões municipais, além de possibilitar formação em educação política das pessoas envolvidas. Igualmente, tenho expectativa de que outros cursos surjam a partir dessa primeira iniciativa, a fim de que - nacionalmente -, possamos ampliar essas ações e envolver maior número de pessoas em processo de formação.”

A estimativa é que o curso receba participantes de todo o Brasil, e espera-se que, através das aulas ministradas, possam compreender quais são as funções dos cargos em disputas nas prefeituras e órgãos públicos. “Convidamos para ministrar esse curso gente altamente qualificada e experiente. É muito comum ouvirmos reclamações de que as câmaras municipais são compostas por gente muito despreparada. As universidades têm obrigação de oferecer sua contribuição para ajudar na reversão desse desiderato. Nosso curso está sendo preparado para que a universidade se dedique nesse processo transformador”, finaliza Cláudio Di Mauro.

Palavras-chave: curso formação política extensão Parceria UFU Unesp