Selo ODS Educação

UFU é reconhecida com Selo ODS por seu compromisso com a Agenda 2030

Universidade Federal de Uberlândia teve 31 projetos certificados e está entre as 39 instituições premiadas

Publicado em 08/03/2024 às 10:43 - Atualizado em 20/03/2024 às 08:50

Presidente do Comitê Gestor dos ODS na UFU, Jaluza Borsato, representou a universidade na cerimônia. (Foto: Alan Vignoli/Instituto Selo Social)

Na última terça-feira, 5/3, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi reconhecida pelo compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Em uma cerimônia realizada na Escola Paulista da Magistratura (EPM), em São Paulo, Jaluza Borsato, presidente do Comitê Gestor dos ODS na UFU e professora na universidade, recebeu a certificação em nome da instituição, junto de Luciana Muniz, coordenadora de um dos projetos premiados da UFU.

O Selo ODS certificou 39 instituições de ensino no Brasil. A iniciativa tem como objetivo reconhecer projetos engajados com o desenvolvimento sustentável, que vão desde a igualdade de gênero até a sustentabilidade ambiental, e incentivar outras unidades de ensino a contribuir para o alcance de metas da Agenda 2030.

A imagem mostra todos os homenageados na cerimônia, organizados em fileira em cima do palco
Mais de 30 projetos foram certificados nas áreas de ensino, pesquisa, gestão e extensão. (Foto: Alan Vignoli/Instituto Selo Social)

A Universidade Federal de Uberlândia

Com o recebimento do Selo, a UFU é nacionalmente reconhecida pelo seu compromisso com a transformação social. Na cerimônia foram destacados 31 projetos desenvolvidos em consonância com os ODS, eles atendem 13 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A instituição tem se empenhado em alinhar suas atividades com os princípios e metas estabelecidas pela ONU.

Os Objetivos reconhecidos nos projetos da UFU foram:

• Erradicação da pobreza
  • Fome zero
  • Saúde e bem-estar
  • Educação de qualidade
  • Igualdade de gênero
  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Indústria, inovação e infraestrutura
  • Redução das desigualdades
  • Consumo e produção responsáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

A certificação reafirma o compromisso da instituição em continuar promovendo iniciativas que contribuam para um futuro mais sustentável e inclusivo.

“O Selo vem para reconhecer todo o trabalho e esforço da comunidade em prol do desenvolvimento. Além disso, a participação na cerimônia é importante para estabelecer conexões com as instituições que estão com a mesma proposta que a universidade”, comenta Jaluza, presidente do Comitê e que também foi homenageada na cerimônia.

Além do recebimento do Selo ODS, a UFU também foi uma das 10 instituições que participaram da curadoria do Selo, a aluna e colaboradora do Comitê Gestor dos ODS, foi curadora do Selo ODS e recebeu uma homenagem durante a cerimônia.

A imagem mostra a integrante do comitê, Jéssica Damasceno, segurando o certificado em cima do palco, ao lado de três pessoas
Estudante e participante da curadoria do Selo ODS homenageada na cerimônia. (Foto: Alan Vignoli/Instituto Selo Social)

A cerimônia na UFU

O Comitê Gestor dos ODS realizará uma cerimônia para prestigiar os coordenadores de projetos certificados, que não estiveram presentes na cerimônia em São Paulo, e o reitor, Valder Steffen.

A cerimônia está marcada para o dia 03 de abril de 2024, às 16 horas, na sala de reuniões da Reitoria da UFU.

Palavras-chave: selo ods CGODS (32270 Certificação