Reta final de inscrições para o edital do Vestibular 2024/2

Seleção oferta 1.665 vagas em 49 cursos nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas; candidaturas podem ser registradas até as 16h desta quarta-feira (10/4)

Publicado em 05/03/2024 às 09:15 - Atualizado em 10/04/2024 às 16:05

Provas da primeira fase do Vestibular UFU 2024/2 estão agendadas para 2 de junho. (Foto: Marco Cavalcanti)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou o edital para o Vestibular 2024/2, marcando o início do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação no segundo semestre letivo de 2024.

São ofertadas 1..665 vagas em 49 opções de cursos nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo. Confira, abaixo, a relação completa de vagas por curso:

O Vestibular UFU 2024/2 contempla vagas para ampla concorrência e para ações afirmativas. Estas últimas são destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, de baixa renda, que tenham concluído o ensino médio em escolas públicas, pessoas com deficiência, quilombolas, e para indivíduos em situações de refúgio, asilo político, apátrida ou acolhida humanitária.

Veja como ficou a distribuição de vagas por modalidade.

Inscrições

As inscrições para o Vestibular 2024/2 ficam abertas de 18 de março a 10 de abril de 2024. A taxa de inscrição será de R$ 117,00 e o procedimento deve ser realizado via internet, no Portal de Seleção da UFU.

Para candidatos de baixa renda, o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição vai de 18 a 28 de março. Para fazer a solicitação, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e comprovar insuficiência de recursos financeiros para pagamento da taxa de inscrição.

Provas

O processo seletivo do Vestibular UFU 2024/2 é composto por duas fases principais. A primeira fase consiste em questões objetivas, enquanto a segunda fase inclui questões discursivas, juntamente com uma prova de Redação.

As questões das provas abordarão as seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Os conteúdos programáticos estão disponíveis para consulta.

Arte com o cronograma do Vestibular UFU 2024/2

Confira cronograma e locais das provas:

Primeira Fase

• Data: 2 de junho de 2024;
  • Locais de aplicação: Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo, Ituiutaba, Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP);
  • Horário: início às 10h, com os portões abrindo às 9h15;
  • Duração: 5h30.

Segunda Fase (somente para os classificados na primeira etapa)

• Data: 14 de julho de 2024;
  • Locais de aplicação: Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia;
  • Horário: início às 10h, com os portões abrindo às 9h15;
  • Duração: 5h3O.

Resultado e início das aulas

O resultado do Vestibular 2024/2 será anunciado no dia 13 de setembro. As aulas do semestre letivo de 2024/2 estão programadas para começar em 14 de outubro, de acordo com o calendário acadêmico.

Palavras-chave: vestibular ingresso graduação processo seletivo