Tecnologia

Promotores de justiça buscam parceria com a UFU por meio do laboratório da Unidade Embrapii Femec UFU

A visita foi acompanhada pela procuradora-chefe da UFU Bianca Duarte

Publicado em 13/03/2024 às 14:51 - Atualizado em 13/03/2024 às 15:02

Visita à área do LTAD para ensaios em escala real e conhecimento da infraestrutura (foto: acervo da Femec)

A visita faz parte do programa de relacionamento institucional e de mercado do Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD), laboratório que faz parte da Unidade Embrapii Femec UFU.

Os promotores de justiça ambiental Carlos Valera e Breno Lintz, foram acompanhados pela procuradora da UFU Bianca Duarte. Pelo poder Municipal participaram a secretária de meio ambiente Larissa Espíndola e a assessora de sustentabilidade ambiental Camila de Andrade, e a diretora da Femec, a professora Elaine Gomes.

No prédio do laboratório eles presenciaram algumas demonstrações de ensaios de pesquisas e conheceram alguns equipamentos desenvolvidos em parceria com a Petrobras.

No controle da corrosão e desgaste de materiais os pesquisadores da área apresentaram um estudo com a aplicação do pó de basalto. O objetivo dessa pesquisa é aproveitar a projeção do município de se tornar um grande fornecedor do insumo. "O projeto inicial que nós vimos aqui, usando o pó de basalto, é maravilhoso, porque vai aumentar a vida útil das redes de esgotamento sanitário e vai possibilitar que as pessoas tenham uma vida mais segura. Podendo até mesmo diminuir os vazamentos, então, ou seja, ganha todo mundo", completa Carlos Valera, promotor de justiça.

Em seguida, eles conheceram procedimentos para testes de materiais em escala miniaturizada e conversaram com pesquisadores. "A gente tem que sempre buscar o profissionalismo, a tecnologia, e isso a gente encontra dentro da universidade. É importante para os outros organismos e autarquias aqui da cidade de Uberlândia a utilização dessa tecnologia, desse conhecimento, porque ele tira do gestor desses organismos — que eu estou citando fora da universidade, o medo do investimento, o medo da evolução", destaca Breno Lintz, promotor de justiça.

Prédio construído pela Petrobras, principal parceira do Laboratório, há sete anos faz parte da Unidade Embrapii Femec UFU. Na sala de reunião foi apresentada a história do LTAD, atualmente com cerca de 60 empresas parceiras e quase R$ 64 milhões de recursos captados para diversas áreas do setor metalmecânico da economia nacional.

Os visitantes também conheceram as vantagens do apoio da Embrapii, Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As parcerias público-privadas realizadas por meio da Unidade podem desenvolver PD&I com recursos a fundo perdido em escala maior que 50% do valor investido, pela indústria, nos projetos de inovação industrial. “É na universidade que nós vamos achar soluções para os problemas da sociedade. E o Ministério Público, como é o grande órgão que faz o controle externo das políticas públicas, dentre as políticas de meio ambiente, ele tem condições de, uma vez encontrada a solução, aplicar o enforcement. Ou seja, que aquela solução seja aplicada na prática e melhoria da vida das pessoas”, conclui Carlos Valera.

Palavras-chave: Parceria Femec Embrapii Tecnologia visita