Projeto da UFU combate subnotificação de doenças e acidentes de trabalho

Iniciativa 'Caminhos do Trabalho' também oferece apoio médico e sociojurídico aos trabalhadores

Publicado em 05/03/2024 às 09:53 - Atualizado em 20/03/2024 às 08:53

Projeto da UFU combate subnotificação de doenças e acidentes de trabalho. (Arte: divulgação)

Você conhece seus direitos trabalhistas? Além da obrigatoriedade do salário mínimo e descanso semanal remunerado, um fator frequentemente desconhecido de alguns trabalhadores são as regras de segurança no trabalho. O ambiente do ofício deve ser um lugar seguro, que atenda às regras sanitárias e disponibilize o equipamento de segurança necessário, além de permitir afastamento da função por doença que comprometa a ocupação.

O problema surge quando esses direitos não são cumpridos por parte das empresas e empregadores, deixando o funcionário exposto a situações de risco, como acidentes e adoecimento por não poder faltar ao trabalho para buscar atendimento médico.

É para casos como esses que o projeto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) “Caminhos do Trabalho” foi criado. Coordenado pelas docentes Patrícia Vieira Trópia e Rosemeire Salata, do Instituto de Ciências Sociais (Incis/UFU), a iniciativa mapeia casos não reconhecidos de trabalhadores adoecidos ou acidentados, prestando assistência médica e jurídica aos afetados por essas circunstâncias.

Caso você ou alguém que você conheça precise de ajuda com adoecimento ou acidentes trabalhistas, pode entrar em contato com a equipe do projeto pelo telefone (34) 99722-5211. Os atendimentos são realizados na sala 203 do Bloco 5M do Campus Santa Mônica.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: atividade de extensão Acesso a Direitos Incis UFU