Pular para o conteúdo principal
Ciência ao pé do ouvido

Piolhos, pulgas e carrapatos: animais milenares que fazem parte da história humana

Episódio #102 do Ciência ao Pé do Ouvido fala sobre infestações e cuidados em relação a esses e outros animais

Publicado em 12/03/2024 às 08:33 - Atualizado em 19/03/2024 às 08:57

Os ectoparasitas são animais que vivem na parte externa do hospedeiro, atingindo a pele. (Ilustração: Thamires Dantas)

Durante uma festa em uma fazenda de Campinas, São Paulo, em junho de 2023, quatro pessoas foram picadas por carrapatos transmissores de Febre Maculosa e morreram dias depois. A doença transmitida pelo carrapato-estrela, mesmo com tratamento, é altamente letal, podendo levar a óbito em questão de dias. 

Piolhos, pulgas, moscas, ácaros e, como no exemplo, carrapatos, além de incômodos, podem transmitir doenças tanto para os seres humanos quanto aos animais. Mas você sabia que esses animais fazem parte de um grupo chamado Ectoparasita? Ou que para cada um deles existem tratamentos de controle e prevenção?

No segundo episódio da quinta temporada do Ciência ao Pé do Ouvido, convidamos a professora e doutora em Entomologia, Raquel Moroni, e o professor e doutor em Saúde Tropical, Stefan Vilges para explicar sobre esses animais, como proteger a sua saúde e identificar a ação desses bichinhos. 

O episódio está disponível nas principais plataformas de podcast e também aqui no portal Comunica UFU. Para o ouvinte que deseja enviar uma mensagem com perguntas, sugestões de temas ou até mesmo elogios e sugestões, basta entrar em contato pelo Whatsapp (34) 99948-4655.

O Ciência ao Pé do Ouvido é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido; Podcast; Ciência e Saúde Ectoparasitas

A11y