Especialização

Curso em ciências avícolas busca fortalecer barreiras sanitárias e manter Brasil livre da influenza aviária

O curso foi elaborado pelos professores da Faculdade de Medicina Veterinária da UFU e vai atender inclusive a área de análise de dados

Publicado em 13/03/2024 às 15:40 - Atualizado em 13/03/2024 às 15:49

Bruno Vieira: "A influenza aviária já é um problema na Europa, Ásia, Estados Unidos e alguns de nossos vizinhos" (foto: Marco Cavalcanti)

O curso é um dos mais procurados pelo público em geral. Preparado pelos professores da Universidade Federal de Uberlândia, já está fechando a sexta turma. Os alunos são profissionais de diversas áreas do conhecimento que atuam no setor avícola por todo o país. Pela necessidade do mercado, o curso de pós-graduação (especialização) em Ciências Avícolas acontecerá na modalidade à distância.

Uma das maiores preocupações é manter os profissionais que atuam no setor produtivo atualizados quanto à sanidade animal. Nesse caso, especialmente no que diz respeito às barreiras sanitárias, para algumas doenças, como a influenza aviária, já presente em países vizinhos ao Brasil. “A influenza aviária já é um problema na Europa, Ásia, Estados Unidos e alguns de nossos vizinhos e esperamos gerar mais conhecimento, estudar mais para tentar manter nosso país livre da doença.  Com a atualização do conhecimento, poderemos identificar melhor, fazer diagnósticos mais rápidos e precisos e traçar melhores estratégias no dia a dia”, destaca Bruno Vieira, coordenador do curso de pós-graduação.

Além da área de saúde, o curso envolverá técnicas de manejo e produção com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas já adotadas e manter em segundo lugar na produção mundial de carne de frango e em primeiro lugar na exportação. De acordo com dados mais recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2022 foram produzidas mais de 15 milhões de toneladas de frangos. “O mercado avícola brasileiro há décadas é forte e ativo na contratação de mão-de-obra e demanda de profissionais com habilidades específicas, por isso é intensa a busca por profissionais cada vez mais qualificados, e é esse nosso objetivo, atualização”, completa o coordenador do curso de pós-graduação.

Com a força econômica do setor, as áreas de finanças e análise de dados também serão abordadas, todas divididas de forma igualitária em número de aulas. Serão quase 40 professores, mais da metade desse número da UFU, além de doutores da área que atuam no mercado brasileiro e internacional.

Pós-Graduação em especialização em ciências avícolas

Modalidade à distância

24x de R$ 499,00

Previsão de início: 26/04/2024