Cine UFU Especial 'Mês das Mulheres'

Serão três exibições no mês de março, abordando temas que provocam reflexões

Publicado em 11/03/2024 às 12:50 - Atualizado em 14/03/2024 às 17:56

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março, o Cine UFU deste mês vai ter uma proposta diferente: apresentar filmes que não apenas homenageiam as mulheres, mas exploram suas experiências, lutas e conquistas.

Na próxima quinta-feira, dia 14, será exibido o documentário "Escrevendo com fogo", a partir das 18h30, no Auditório do Bloco 5O-D, no Campus Santa Mônica. A produção mostra a iniciativa de mulheres que criam e dirigem o primeiro e único jornal diário da Índia. Equipadas com smartphones, elas quebram tradições, seja na linha de frente da cobertura dos maiores problemas do país ou dentro de suas casas, redefinindo seus papéis naquela sociedade. O filme reflete, ainda, sobre o sistema de castas milenar da Índia, tradições, violência sexual contra mulheres e corrupção, demonstrando que não há limite para o que uma mulher pode realizar e o que o empoderamento realmente pode significar.

Logo após a exibição do filme, haverá um bate-papo com a psicóloga Paula Carvalho Barbosa, que há cinco anos atua no Núcleo de Atenção Integral a Vítimas de Agressão Sexual, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (Nuavidas-HC/UFU), no atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias, vítimas de violência sexual. Participa do debate, também, a psicóloga Giovanna Malavolta Pizzo, mestre em Psicologia e Família pela Universidade Federal do Triângulo (UFTM) e psicóloga clínica com escuta implicada às questões e violências de gênero.

De acordo com Guilherme Nakamura, bolsista da Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU) e um dos responsáveis pelo Cine UFU, "essa seleção cuidadosa de filmes tem o objetivo de destacar a importância das mulheres na sociedade e ampliar a compreensão do público sobre os desafios que elas enfrentam em sua busca por igualdade, justiça e empoderamento".

Nakamura prossegue: "Os filmes selecionados para esta ocasião não apenas oferecem entretenimento mas, também, estimulam reflexões profundas e inspiram conversas significativas sobre a condição das mulheres na sociedade contemporânea."

Por abordar o tema do "Mês do Respeito", em março o Cine UFU é realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU). O evento é aberto à comunidade, com direito a distribuição de pipoca e emissão de certificados.

Confira, na tabela abaixo, a programação especial do projeto. Aproveite e já marque na agenda!

Cartaz com exibição dos filmes do Cine UFU em março de 2024

Palavras-chave: Cine UFU mês das Mulheres