Cepes IPC e Boletim da Cesta Básica referentes ao mês de fevereiro de 2024

Índices apresentaram queda no comparativo com janeiro

Publicado em 18/03/2024 às 09:44 - Atualizado em 03/04/2024 às 14:11

Cesta básica de alimentos na cidade de Uberlândia apresentou queda em seu valor. (Imagem: Freepik)

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) publicou, na última sexta-feira (15/03), os boletins da Cesta Básica de Alimentos e do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), na cidade de Uberlândia, referentes ao mês de fevereiro de 2024.

Cesta Básica

O relatório apresenta que o valor da cesta básica no período foi de R$ 686,34 cerca de 0,88% a menos em comparação ao mês de janeiro, cujo valor foi de R$ 692,43. Em fevereiro, sete produtos sofreram redução em seu preço com destaque para tomate (-11,74%), óleo de soja (-5,21%) e margarina (-4,13%). Já as principais altas são a da banana (9,70%) e do feijão (3,31%).

Além disso, o estudo divulgado pelo Cepes, também traz a relação entre o preço da cesta básica e o salário mínimo. De acordo com o boletim, essa relação continuou a cair, e assim como no mês de janeiro, se manteve abaixo dos 50%. Ainda é efetuado o cálculo do tempo médio de trabalho dos indivíduos que recebem salário mínimo, para aquisição dos produtos que compõem a cesta básica, segundo o relatório esse tempo foi de 106 horas e 56 minutos.

Tabela da Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia: gasto mensal, variação mensal e variação acumulada

Inflação em Uberlândia

Já em relação ao IPC o relatório apontou variação de 0,16% no mês de fevereiro, valor 0,71% menor em comparação a janeiro. A variação acumulada no ano é de 1,03%, enquanto nos últimos 12 meses chega à marca de 3,93%.

Gráfico IPC-Cepes: variação mensal (fevereiro/2023 a fevereiro/2024) e variação acumulada no ano de 2024 (%)

Dentre os nove grupos que compõem o IPC, cinco deles registraram alta em seus preços, sendo eles Transportes (0,68%), Alimentação e bebidas (0,37%), Comunicação (0,85%), Despesas pessoais (0,28%), Artigos de Residência (0,41%), Saúde e cuidados Pessoais (0,02%). Já os outros três grupos marcaram baixa no valor, sendo eles Habitação (-0,58%), Vestuário (-0,88%) e Educação (-0,22% ).

Palavras-chave: Economia Cepes/UFU Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia Índice de Preços ao Consumidor