Auxílio

UFU lança edital de assistência estudantil para graduação e pós-graduação

Iniciativa visa apoiar estudantes em vulnerabilidade socioeconômica; período de inscrições fica aberto de 4 a 11 de março

Publicado em 28/02/2024 às 12:01 - Atualizado em 12/03/2024 às 08:21

Acesso gratuito ao Restaurante Universitário está entre os auxílios oferecidos pela UFU. (Foto: Marco Cavalcanti)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) acaba de lançar um processo seletivo que visa apoiar a permanência de estudantes nos seus cursos de graduação e pós-graduação. Trata-se do edital para concessão de assistência a universitários em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Mas quem pode se inscrever? Como funciona o processo? Quais são as modalidades de auxílio disponíveis? E quais são as datas importantes que você não pode perder? Continue lendo e confira as respostas.

Quem pode se inscrever?

O programa é destinado aos alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oferecendo uma ampla gama de auxílios que tentam garantir a permanência e o sucesso acadêmico destes estudantes.

Podem participar do processo seletivo os estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado ou doutorado) que estejam cursando a primeira graduação ou pós-graduação, com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo per capita (R$ 1.412).

Modalidades de auxílio

A UFU oferece uma ampla gama de auxílios, atendendo às diversas necessidades dos seus estudantes. Entre as modalidades disponíveis, estão suportes para moradia, alimentação, transporte (urbano, intermunicipal e para eventos), além de auxílios específicos. Confira as modalidades de auxílio ofertadas:

• Moradia;
  • Vaga na Moradia Estudantil (Uberlândia);
  • Alimentação;
  • Transporte Urbano e Intermunicipal;
  • Acessibilidade;
  • Creche;
  • Material Odontológico (para estudantes de Odontologia);
  • Inclusão Digital;
  • Mobilidade Internacional;
  • Transporte para Eventos.

Veja, ainda, os valores e vagas de cada um dos auxílios ofertados:

Os auxílios são voltados para estudantes dos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo. Consulte o edital para verificar a distribuição das modalidades de auxílio.

Como participar?

As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas exclusivamente via internet, por meio do Portal de Serviços da Graduação (PSG). Os interessados precisam preencher o formulário e seguir as instruções para a submissão da documentação necessária..

Posteriormente, os candidatos participam de uma entrevista social, como parte do processo de seleção.

Cronograma

A organização é chave para não perder nenhuma etapa importante do processo seletivo. As inscrições estarão abertas entre 4 e 11 de março de 2024.

A lista dos convocados para a inserção de documentos será divulgada no dia 13 de março, seguida pela publicação dos classificados para recadastramento no dia 10 de abril. Confira, na imagem abaixo, o cronograma completo da seleção:

Tabela com o calendário da Assistência Estudantil
Inscrições neste processo seletivo começam em 4 de março. (Imagem: Reprodução/Edital Proae nº3/2024)

Concessão dos auxílios

Os auxílios serão concedidos aos estudantes classificados nas categorias D e E, seguindo a metodologia adotada pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil

O início da concessão dos auxílios corresponde à publicação do resultado da seleção, com os pagamentos sendo realizados mensalmente.

É importante ressaltar que os auxílios moradia e inclusão digital serão mantidos mesmo durante os períodos de recesso ou férias acadêmicas.

O tempo de permanência no programa de auxílio será equivalente à duração de cada curso, conforme o Projeto Pedagógico da UFU, considerando a data da primeira liberação dos auxílios.

Para obter mais informações, os estudantes podem enviar suas dúvidas para o e-mail diase@proae.ufu.br ou acessar diretamente a documentação do Edital Proae nº3/2024.

Palavras-chave: assistência estudantil