Programa da UFU oferece curso para cessação do tabagismo

Iniciativa visa à adoção de um estilo de vida mais saudável e livre do vício no tabaco

Publicado em 22/02/2024 às 10:21 - Atualizado em 20/03/2024 às 08:53

Rouquidão, problemas odontológicos, úlceras e até mesmo câncer: os malefícios relacionados ao cigarro são de conhecimento geral, há algumas décadas. Afetando também aqueles que estão próximos, os chamados fumantes passivos, o consumo do tabaco não traz qualquer benefício à saúde.

Apesar da noção assustadora de que inúmeros problemas podem resultar desse hábito, muitas pessoas encontram grandes dificuldades ao tentar se livrar dele; afinal, a nicotina, presente em cigarros e vapes, causa altos níveis de dependência.

Foi visando auxiliar no enfrentamento desse problema que a professora Marcelle Aparecida de Barros Junqueira, do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU), elaborou um curso para cessação do tabagismo, voltado ao atendimento daqueles que buscam superar a dependência do tabaco e adotar um estilo de vida saudável. A docente faz parte do Grupo de Estudos sobre Saúde Mental na Integralidade do Cuidado (Gesmic) e explica que a proposta do Grupo de Cessação de Tabagismo, segundo o protocolo do Ministério da Saúde, é oferecer "um ambiente seguro e acolhedor, onde os participantes podem compartilhar suas experiências, receber apoio e refletir a respeito de estratégias eficazes para superar a dependência do tabaco, por meio de uma abordagem dialógica e troca de saberes em grupo".

O projeto é composto por quatro sessões regulares e uma de acompanhamento, que abordam diferentes aspectos do processo de cessação do tabagismo, totalizando 12 horas de atividades presenciais. Cada sessão é projetada para fornecer informações, estratégias e apoio necessário para ajudar os participantes a superarem os desafios associados à dependência do tabaco.

Os encontros ocorrem às quartas-feiras, no Hospital de Clínicas (HC-UFU/Ebserh), das 7h30 às 9h30, sendo abertos à participação de pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.

O curso se iniciou no dia 31 de janeiro e se estenderá durante todo o ano, podendo ser realizado em qualquer momento de 2024 e conferindo certificados - via Siex/UFU - aos seus participantes. As inscrições estão abertas pelos seguintes canais:

Palavras-chave: Famed HC