O Cine UFU está de volta

Projeto da Diretoria de Cultura retoma suas atividades com a ação 'Esquenta do Oscar 2024'

Publicado em 05/02/2024 às 13:38 - Atualizado em 16/02/2024 às 16:39

Se em 2023 o Cine UFU realizou uma pausa, neste ano ele voltou para compensar o tempo parado. O projeto, da Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU), retoma suas atividades nesta quinta-feira (8/2), às 18h30, com o “Esquenta do Oscar 2024”.

A ação conta com a exibição de quatro obras cinematográficas que concorrem à premiação mais importante do cinema mundial: “A Sociedade da Neve” (melhor filme estrangeiro), “La memória infinita” (melhor documentário), “Nimona” (melhor animação) e “Assassino da lua das flores” (melhor filme). As exibições do projeto serão realizadas, até 7 de março, no auditório do Bloco 5O-D (Campus Santa Mônica) e, posteriormente, em outros espaços, até que as obras do Cinema UFU estejam finalizadas.

De acordo com Thiago Rodrigues, bolsista do projeto, as expectativas para a volta das atividades estão altas, já que se trata de uma iniciativa que possui tradição na universidade. “Esperamos retomar a tradição do Cine UFU, trazendo bons filmes e debates e promovendo lazer e cultura”, comenta.

O tema “Esquenta do Oscar 2024” busca fomentar o interesse pela sétima arte e, principalmente, proporcionar experiências acadêmicas além das convencionais. Como destaca Thiago, a iniciativa é uma forma de promover entretenimento de qualidade e tornar o acesso ao cinema mais acessível ao público.

Além disso, segundo a produtora cultural Camila Amuy, ainda neste semestre o projeto traz outra novidade, a ação "Inclusão nas telas: Cine UFU para todos". A iniciativa, aprovada na Lei Paulo Gustavo, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, prevê 12 sessões de cinema distribuídas ao longo do ano, que objetivam enriquecer a vida cultural da comunidade acadêmica.

O Cine UFU é um projeto realizado em conformidade com a legislação de direitos autorais, especificamente a Lei nº 9.610/1998, que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual.

Sinopses

"A Sociedade da Neve" (2023) - baseado no livro de mesmo nome, de Pablo Vierci, o filme é ambientado em 1972. A Sociedade da Neve acompanha os 29 sobreviventes da queda de um avião da Força Aérea Uruguaia, em uma geleira no meio dos Andes, que levava uma equipe de rugby ao Chile. Isolados do mundo, eles são forçados a lutar pela vida.

"La memória infinita" (2023) - o filme conta a história de amor de um casal chileno, Augusto e Paulina. Juntos há muito tempo, ambos temem seu futuro, pois há oito anos Augusto foi diagnosticado com Alzheimer.

"Nimona" (2023) - a obra de animação, repleta de aventuras, se foca na protagonista Nimona, uma adolescente metamorfa que irá ajudar o cavaleiro Ballister a provar sua inocência, após o mesmo ter sido acusado injustamente de um crime.

"Assassino da lua das flores" (2023) - inspirado no best-seller homônimo de mesmo nome e baseado em uma história real, O longa retrata os misteriosos assassinatos que acontecem na tribo indígena de Osage, uma terra rica em petróleo, em 1920, na região norte-americana de Oklahoma.

Cartaz informando a programação do Cine UFU

Palavras-chave: Cine UFU 2024 Esquenta do Oscar.