Arte e cultura vão invadir alguns pontos da cidade

2ª Mostra Pina apresenta projetos artísticos de estudantes da UFU, entre os dias 4 e 10 de março

Publicado em 27/02/2024 às 12:54 - Atualizado em 11/03/2024 às 08:20

E, semana que vem, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estará rodeada de arte! A 2ª Mostra PINA, do Programa de Iniciação Artística (PINA/UFU), acontecerá dos dias 4 a 10 de março, com muitas performances. Nesta edição, a iniciativa será composta por mais de 50 estudantes-artistas, participando da realização dos projetos artísticos.

O programa é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), em parceria com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), apoiado pelo Instituto de Artes (Iarte). A mostra artística será realizada em quatro locais: Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, Museu Universitário de Arte (MUnA), Teatro de Bolso do Mercado Municipal e Bloco 5O do Campus Santa Mônica.

O evento busca trabalhar diversas formas de arte, como teatro, dança e artes visuais. Ele será aberto a toda a comunidade, contando com transporte gratuito para estudantes da UFU.

PINA

O Programa de Iniciação Artística da UFU busca valorizar o processo de profissionalização dos estudantes e gerar o aperfeiçoamento de sua formação. Ele permite que os discentes proponham iniciativas para serem desenvolvidas, com o apoio financeiro da universidade.

Assim, o PINA é uma forma da instituição promover o fortalecimento da arte e da cultura, integrada ao ensino. Neste ano, o programa realizará sua segunda mostra, evento em que os alunos selecionados no edital de 2023 apresentarão seus projetos ao público.

Projetos 2024

A Mostra PINA 2024 é formada por mais de 10 projetos artísticos, sendo eles: “Vivi Coemeterium: Fragmentos da Fé”; “O Processo de Atuar - Preparação e Criação Cênica do Ator”; “O Funâmbulo”; “Teatro Latino-Americano: Mulheres em Evidência - Uma Trajetória”; “Dentro de Mim”; “Casinha de Boneca”; “Epifania Encruzilhada”; “De boca para fora”; “Pira”; “Interestrellar 005”; “Xeque Mate”; "Uma biblioteca de afetos que levo comigo”; “Reinfestações”; “Banzo” e “...mas livrai-nos do mal”.

Diego Leonardo, estudante do curso de Teatro e proponente do projeto “Epifania Encruzilhada”, afirma que o programa, por meio do seu incentivo financeiro, permite que os estudantes aprofundem seu conhecimento artístico: “O PINA é uma oportunidade de investigar mais e ter um incentivo financeiro para poder ir a campo buscar materiais específicos; por isso, ele é uma experiência incrível que vou levar como algo muito especial da minha graduação.”

Outro projeto que compõe o Programa de Iniciação Artística 2024 é o da estudante de Dança Maria Gabriela, intitulado “...mas livrai-nos do mal”, que aborda a religiosidade e as crenças religiosas. Maria ressalta que o PINA foi uma forma de ganhar experiência profissional-artística, destacando como foi importante aprender a se organizar financeiramente, montar uma ficha técnica, lidar com iluminação, entre outras habilidades adquiridas no processo.

Por fim, uma iniciativa que se destaca também é a série de fotografias de expressões funerárias em cemitérios, da aluna do curso de Artes Visuais Camila Branco. O projeto, chamado “Fragmentos da Fé”, se propõe a estimular uma reflexão sobre a própria vida a partir do seu oposto, a morte. A artista conta estar ansiosa para ver a materialização da sua iniciativa, “Está sendo incrível a minha experiência dentro do programa; o PINA me deixou muito confortável para explorar os caminhos do meu projeto”, finaliza a estudante.

Transporte

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFU, por meio de sua Diretoria de Cultura (Dicult), fornecerá transporte gratuito para estudantes que se interessarem em assistir às apresentações realizadas pelo grupo de discentes do Instituto de Artes inscritos e selecionados pelo PINA. Porém, as vagas no transporte são limitadas; logo, é necessário preencher o formulário, manifestando seu interesse

A lista com os nomes selecionados para o transporte será divulgada via Instagram (@dicultufu) e haverá lista de espera. Desta forma, quem não for selecionado, mas se interessar em ir, deve comparecer ao ponto de encontro na data e no horário indicados abaixo:

Programação 2ª Mostra Pina

Palavras-chave: Mostra Pina 2024