Prêmio

UFU divulga indicados ao 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

Selecionados devem enviar documentação até o dia 5 de fevereiro

Publicado em 18/01/2024 às 10:29 - Atualizado em 23/01/2024 às 13:27

(Arte: Thamires Dantas)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), por meio de sua Diretoria de Pesquisa (Dirpe), divulgou, nesta terça-feira (16), os indicados ao 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Atualmente, a Iniciação Científica e Tecnológica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Ensino Médio (Pibic Júnior), e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), além daqueles voltados ao ensino médio. O prêmio busca dar destaque e reconhecer as pesquisas que são desenvolvidas nas instituições públicas.

Foi selecionada pela UFU uma pesquisa de cada grande área do conhecimento do Pibic, do Pibiti e do Pibic Júnior, conforme regulamento da premiação. A escolha teve como base os resumos e as apresentações no III Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da UFU e as avaliações feitas pela Comissão Científica.

Dentre as premiações, estão as quantias de R$ 10 mil e R$ 5 mil, oferta de bolsas de Iniciação Científica ou Tecnológica, Mestrado ou Doutorado, e passagem aérea e hospedagem para a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de acordo com cada categoria.

Os indicados devem enviar até o dia 5 de fevereiro, para o e-mail iniciacaocientifica@propp.ufu.br, o formulário de indicação e demais documentações. A lista dos indicados e as orientações de envio estão disponíveis no site da Propp.

Palavras-chave: iniciação científica pr^mio CNPq pibic pibiti pesquisa Propp Dirpe