Graduação

UFU abre inscrições para intercâmbio na França

Estudantes dos cursos de Engenharia podem participar do programa Capes/Brafitec, candidaturas devem ser registradas até 23/2

Publicado em 31/01/2024 às 08:38 - Atualizado em 26/02/2024 às 08:09

Inscrições para o Capes/Brafitec estão abertas até 23 de fevereiro. (Imagem: Divulgação - DRII/UFU)

A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade de Uberlândia (DRII/UFU) anunciou a abertura de inscrições para o Programa BRAsil France Ingénieurs TEChnologie (Brafitec), realizado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa, destinado a estudantes de diversos cursos de Engenharia, oferece a oportunidade de realizar estudos em instituições francesas, visando ampliar a formação acadêmica e profissional dos participantes.

Os selecionados no Capes/Brafitec 2024 receberão apoio financeiro que inclui uma bolsa mensal de € 870,00, auxílio instalação de € 1.300,00 e seguro saúde no valor de € 90,00 por mês. Há também previsão de adicional de localidade e auxílio deslocamento.

Quem pode participar

O programa está disponível para alunos dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica. O período de inscrições está aberto até o dia 23 de fevereiro de 2024.

Para se candidatar, é necessário ter nacionalidade brasileira ou residência permanente no Brasil e seguir os seguintes critérios:

• Estar matriculado em um dos cursos de Engenharia elegíveis na UFU;
  • Ter integralizado entre 40% e 80% do currículo do curso;
  • Possuir um Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) mínimo de 70%;
  • Ter no máximo uma reprovação no histórico escolar;
  • Alcançar no mínimo 600 pontos no Enem e;
  • Não ter recebido bolsa de graduação sanduíche no exterior financiada pela Capes ou pelo CNPq.

Além disso, é exigida a comprovação de proficiência em Língua Francesa e Línguas Inglesa.

Inscrições e cronograma de resultados

As inscrições devem ser realizadas por meio do Protocolo.GOV.BR da UFU, com a apresentação de documentos específicos, todos em formato PDF. O processo de seleção será conduzido pelo Comitê de Acompanhamento do Programa Brafitec da UFU, baseando-se em critérios de pontuação estabelecidos no edital.

Há prioridade para candidatos com maior carga horária cumprida e maior CRA, e a possibilidade de mobilidade internacional sem bolsa.

A homologação e a classificação dos candidatos serão divulgadas em 4 de março de 2024, seguidas de um período para recursos e resultados subsequentes, ao longo de março. Haverá, ainda: avaliação individual, entrega de certificados de proficiência, reunião preparatória e preenchimento de dossiês.

Para mais informações, acesse a página oficial do processo seletivo Capes/Brafitec/UFU.

Palavras-chave: intercâmbio Brafitec Capes DRII