UFocas recebe seus novos integrantes

Chegando à quinta edição, novo ciclo do projeto voltado aos estudantes de Jornalismo da UFU se estende até o próximo dia 26 de abril

Publicado em 22/01/2024 às 11:59 - Atualizado em 29/01/2024 às 08:32

Em 2024, o UFocas conta com 19 integrantes. (Foto: Camila Domingos)

A recepção dos novos integrantes do projeto UFocas ocorreu na última sexta-feira, 19, no prédio da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU).

A apresentação contou com a presença da diretora da Dirco, Renata Neiva e das representantes do curso de Jornalismo da UFU, a professora Christiane Pitanga e a coordenadora do curso, professora Nicole Guedes. Além delas, representando a Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU), compareceram os repórteres Matheus Minuncio e Júnior Caritel e o radialista Edinho Borges.

Na sua 5ª edição, o UFocas conta com 19 estudantes, que atuarão na Rádio e na TV Universitária e nas seguintes áreas da Dirco: assessoria de imprensa, fotografia, divulgação científica, podcast "Hoje na UFU" e redes sociais.

Na imagem, os estudantes estão sentados em um auditório com o fundo verde e com duas servidoras da Dirco em pé, ao fundo
Foto: Jussara Coelho

Nicoli Guedes destacou a importância do projeto e parceria dos órgãos institucionais de comunicação para a formação dos alunos. “A parceria entre o curso de Jornalismo e os demais órgãos da UFU é um privilégio porque a gente tem a chance de agir realmente dentro do tripé pesquisa, ensino e extensão. Essa atuação conjunta oportuniza os nossos alunos a construir conhecimento prático dentro da universidade, compartilhar esse conhecimento com os demais colegas em sala de aula, fazendo com que nossas aulas no curso sejam mais dinâmicas, sejam mais tomadas por essa experiência prática e os conhecimentos que eles vão construindo lá [no curso] também possam ser aplicados aqui [projeto], em prol da comunidade acadêmica. (...) é um dos projetos que talvez façam o curso de Jornalismo da UFU, nesse momento, ser mais diferente, destacado entre outros cursos do país", comentou a coordenadora.

Cursando o segundo período de Jornalismo e nova integrante do UFocas, Sofia Capanema falou sobre suas expectativas para o projeto: “Eu espero aprender muito! Todos os outros alunos que passaram pelo UFocas e receberam a gente falaram que é um projeto que traz muita experiência, que eles conseguiram estágio por ter a experiência do UFocas. Eu espero receber essa experiência com os braços abertos e poder aprender.”

O UFocas é um projeto do curso de Jornalismo da UFU, em parceria com órgãos de comunicação oficiais da instituição, voltado aos estudantes do segundo ao sexto períodos, que tenham disponibilidade de 8 horas semanais. O projeto visa proporcioná-los a chance de experienciar a prática do jornalismo em diversas áreas da profissão e também contribuir na sua formação prática.

Palavras-chave: Jornalismo Diretoria de Comunicação Social