UFU tem fundação premiada por boas práticas de gestão

Das 101 fundações que enviaram propostas, a Fundação de Apoio Universitário (FAU) ficou entre as cinco melhores do Brasil

Publicado em 06/12/2023 às 09:10 - Atualizado em 06/12/2023 às 10:06

Diretor da FAU, Rafael Visibelli (no centro) recebe Prêmio Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio (Foto: A.I - Confies)

A Fundação de Apoio Universitário (FAU) recebeu o “Prêmio Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio”, entregue na quinta-feira (30), em solenidade realizada em Brasília, durante o 6º Congresso do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies).  Nesta quinta edição, o prêmio destaca os melhores projetos científicos e tecnológicos gerenciados em 2022.

O projeto premiado foi destacado pela inovação. Ele foi implementado para aprimorar a gestão do atendimento. O novo sistema cria campos de descrição para registrar as demandas e organizar, de forma cronológica, a comunicação entre os analistas da FAU e os coordenadores de projetos universitários. “Nós recorremos à tecnologia para viabilizar um modelo de atendimento mais eficiente e produtivo. O novo sistema ajuda a identificar os problemas para traçarmos estratégias e otimizar a implantação de novos processos”, destaca Crisley Faria Almeida, gerente de projetos da FAU.

Atualmente, são mais de 1.500 projetos em execução. A adoção de um novo processo de comunicação foi necessária para corresponder à demanda.  Com autonomia administrativa, financeira e patrimonial a FAU atua como ponte entre as Instituições de Ciência Tecnologia e Inovação públicas e o setor privado, viabilizando a transferência de tecnologia. “Sermos uma das vencedoras na 5ª edição do Prêmio Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio, é importante para validar um trabalho que foi bastante planejado pela FAU, viabilizando uma melhor organização da rotina e dos fluxos internos, para melhor atendermos os nossos coordenadores e usuários. Estamos muito felizes por esta premiação”, completa Rafael Visibelli, diretor executivo da FAU.

A FAU atende a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e outras cinco instituições de ensino superior: Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), além do hospital de clínicas da UFU/Ebserh, o maior da rede de 42 hospitais públicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Em Minas Gerais, das 20 fundações registradas na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) a FAU é a segunda com melhor classificação.

Palavras-chave: Fundação FAU Prêmio inovação gestão