UFU promove curso sobre literaturas de língua portuguesa

Com inscrições abertas até 24/11 e três dias de atividades, iniciativa aborda a marginalização de jovens nas obras

Publicado em 23/10/2023 às 10:19 - Atualizado em 24/10/2023 às 17:11

Curso de extensão acontece na última semana do mês de novembro. (Imagem: Divulgação)

Nascido da linha de pesquisa "Literatura, Movimentos Sociais e Revisões do Cânone", do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGELIT) do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU), "Dos Capitães da Areia aos Marginais da Ilha do Sal: Percursos da Marginalidade Juvenil em Literaturas de Língua Portuguesa" é um curso de extensão que visa discutir as representações de jovens marginalizados nas literaturas de língua portuguesa, analisando estudos literários, culturais e sociais.

Para além dessa discussão, o curso pretende analisar a relação entre estas literaturas e como acontece sua reverberação nas obras atuais de língua portuguesa, integrando diferentes interesses, e não somente no âmbito dos estudos literários, mas em outros níveis da educação.

Ao longo do Século XX, em meio a conflitos e crises socioeconômicas, algumas literaturas de cunho social encontraram, no Brasil, um campo fértil para se desenvolver, no chamado Ciclo Regionalista Nordestino dos anos 1930. Diante das contribuições do Movimento Modernista, escritores politicamente engajados com as questões sociais produziram uma literatura que buscava mostrar a dura realidade brasileira daquela época, afetada por diversas questões, como abandono político, desigualdade e exploração social.

E, dentre esses escritores, estavam Jorge Amado, autor de "Capitães de Areia", e Soeiro Pereira Gomes, autor de "Esteiros". Ambos mostravam em suas obras a desigualdade social vivida por jovens, órfãos, que, consequentemente, resultava em injustiças e negligências sociais cometidas pelo Estado.

O palestrante convidado é o professor Carlos Henrique Fonseca. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Letras (Português e Inglês) pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, ele também é doutor e mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Unesp/Araraquara. Atualmente, é estagiário no pós-doutoramento do PPGELIT/UFU.

Programação

• 27/11 (segunda-feira), das 14h às 18h - Apresentação do curso: "As relações entre o romance regionalista de 1930 e o Neorrealismo português: Figurações da juventude marginalizada"; obras: Capitães de Areia e Suor, de Jorge Amado; Esteiros, de Soeiro Pereira Gomes, e Casa de malta, de Fernando Namora;
  • 28/11 (terça-feira), das 14h às 18h - "Características do romance português contemporâneo: polifonia, narrativas não lineares e os diálogos intertextuais"; obra: O meu nome é Legião, de António Lobo Antunes;
  • 29/11 (quarta-feira), das 14h às 18h - "Diálogos entre Brasil e Cabo Verde; A juventude e a condição marginal no século XXI: entre nomadismos, turistas e vagabundos"; obra: Marginais, de Evel Rocha.

Para participar, é necessário preencher um formulário on-lineaté dia 24 de novembro. Vale lembrar que o curso é gratuito e irá conferir certificados aos seus participantes.

Palavras-chave: curso de extensão ILEEL