Democracia

UFU celebra Dia de Luta pela Democracia Brasileira

Universidade realiza debate nesta quinta-feira, 05 de outubro, e se une a diversas entidades para fortalecer o regime democrático

Publicado em 03/10/2023 às 11:49 - Atualizado em 06/10/2023 às 11:30

O dia 5 de outubro, data que marca o aniversário da promulgação da Constituição Federal, assume um significado adicional: agora, é reconhecido como o Dia de Luta pela Democracia Brasileira. Esta iniciativa, liderada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e por outras entidades científicas e da sociedade civil, também foi incorporada ao calendário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Para contribuir com o debate sobre os valores e princípios vinculados ao regime democrático, a UFU promove a Mesa-Redonda do “Dia de Luta pela Democracia Brasileira”. A atividade acontece na quinta-feira, 05/10, a partir das 19 horas na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria (3P), no campus Santa Mônica.

A mesa-redonda terá a participação dos seguintes professores da UFU:

• Edilson Graciolli, do Instituto de Ciências Sociais (INCIS);
  • José Rubens Damas Garlipp Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI);
  • Maria Andrea Angelotti, do Instituto de História (INHIS).

O evento será transmitido ao vivo no Canal da UFU no YouTube.

Atividade Nacional

Além da Andifes, diversas outras instituições oferecem seu apoio e realizarão ações no Dia de Luta pela Democracia. Dentre estas, encontram-se a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), universidades públicas, institutos federais e centros federais de ensino.

Há um planejamento para uma mesa redonda nacional, exclusiva sobre o tema, que deverá ocorrer das 14 às 16 horas. Além disso, serão organizadas várias atividades pelas entidades participantes. A programação completa das universidades e institutos federais estará disponível no site da Andifes.

Fortalecer a Democracia é Essencial

Conforme comunicado da Andifes, o Dia de Luta pela Democracia Brasileira surgiu da imperativa necessidade de conscientizar a sociedade, em especial os jovens, sobre os pilares essenciais da democracia, frente aos avanços de ações vinculadas à ditadura, tortura e censura. Em um regime democrático, direitos como a liberdade de expressão, manifestação, locomoção e acesso à justiça são garantidos.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: Dia de Luta pela Democracia Brasileira #EducaçãoeCiênciaPelaDemocracia #lutapelademocracia Andifes