#ESPECIALUFU45

Projetos da UFU promovem qualidade de vida para pessoas idosas

‘Universidade Amiga do Idoso’ e ‘Reconstrução de um Viver’ atendem público geral e servidores federais

Publicado em 28/09/2023 às 10:31 - Atualizado em 24/10/2023 às 11:01

Imagem: Abrão Osorio Júnior - Designer | Divisão de Design e Publicidade

No dia 1º de outubro é comemorado o "Dia do Idoso", data que tem o propósito de conscientizar sobre a importância de um envelhecimento saudável e cuidadoso.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) reconhece essa importância e por isso oferece iniciativas à terceira idade, como a Universidade Amiga do Idoso (Unai), que desenvolve atividades culturais e educacionais para idosos da comunidade interna e externa à UFU, e o Reconstrução de um Viver, que ajuda no processo de pós-aposentadoria dos servidores federais.

Universidade Amiga do Idoso: um espaço de aprendizagem

A Unai é um projeto registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), que surgiu em 2016 e que, atualmente, conta com colaboradores de vários setores da universidade visando a promoção do bem-estar à terceira idade.

Karina do Valle Marques, coordenadora do projeto, afirma que são reunidas, anualmente, 100 pessoas idosas com o objetivo de oferecê-las qualidade de vida, saúde e educação. Elas participam de diversas atividades culturais, físicas e educacionais – como pintura, canto, horta, cozinha e costura – realizadas em todos os campi da UFU.

Karina explica que os ingressantes participam das dinâmicas durante um ano, totalizando a carga horária de 360 horas. Ao final deste período, eles se formam e recebem o título de “Promotor do Envelhecimento Ativo e Saudável”, podendo continuar como monitores da próxima turma.

Idosa em oficina de costura
A atividade de costura acontece no prédio da antiga Reitoria, no centro de Uberlândia. (Foto: Arquivo pessoal)

Sandra Pacheco participou do programa em 2019 e relata ter gostado bastante da experiência: “Muitas coisas foram legais de viver [...] tinha yoga, horta, fui à fazenda do [campus] Glória, fiz pinturas, escrevi poemas. Foi maravilhoso”.

A Unai também promove eventos como bazar, apresentações de canto, teatro e festa junina. “Nunca vou me esquecer da quadrilha daquele ano [2019], foi maravilhosa, uma experiência muito boa” , relembra Sandra.

A idade mínima para participar da Unai é de 60 anos e acontece por meio da inscrição no formulário disponibilizado no início de cada ano – as 100 vagas são preenchidas por ordem de inscrição. As demais dúvidas podem ser enviadas para unai.ufu@gmail.com

Reconstrução de um Viver: um novo ciclo

Uma das fases mais importantes do envelhecimento é a aposentadoria. Com a nova reforma trabalhista, a idade mínima para os servidores federais aposentarem voluntariamente é de 62 anos para mulheres e 65 para homens.

A UFU procura assegurar uma aposentadoria positiva com o programa Reconstrução de um Viver, desenvolvido pelo Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor (Siapss) vinculado à Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs). O projeto tem função de auxiliar na construção de um planejamento pós-aposentadoria.

Vanessa Aparecida de Oliveira, coordenadora do Siapss, afirma que a iniciativa reúne vários profissionais – como psicólogos, dentistas, assistentes sociais e educadores financeiros – com o objetivo de preparar o servidor de forma psicológica, física, financeira e social para o processo de aposentadoria.

O Reconstrução de um Viver conta com oficinas, palestras, encontro dos egressos e o recadastramento de aposentados e pensionistas. Leila Alvarenga participou do programa em 2015 e conta que os participantes faziam confraternizações e conversavam sobre suas expectativas: "cada um falava do que pretendia fazer no futuro, eram momentos agradáveis".

É um programa que demonstra agradecimento à dedicação dos servidores e os apoia nesta nova etapa da vida, proporcionando maior autoconhecimento, dicas de saúde mental, física e bucal, educação financeira, dicas de nutrição e outros serviços.

O projeto ocorre em formato de curso de capacitação, com carga horária de 64 horas, no campus Umuarama, às terças e quintas-feiras à tarde. Ele é divulgado anualmente em parceria com a Divisão de Capacitação (Dicap) e conta com 25 vagas destinadas aos servidores federais. O contato para dúvidas é siaps@dirqs.ufu.br.

A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.