#ESPECIALUFU45

Campus Educação Física como centro comunitário esportivo

Além de ser um espaço de ensino, o 'Educa'; também é utilizado para ajudar a comunidade de Uberlândia

Publicado em 14/08/2023 às 10:12 - Atualizado em 30/08/2023 às 17:51

Em 1971, logo após a criação da Universidade de Uberlândia (UnU), que se refere à convergência das seis escolas de ensino superior presentes na cidade, na época, a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi) foi instituída na universidade, na antiga praça de esportes pertencente a Napoleão Carneiro, onde hoje se encontra o Campus Educação Física.

Após 6 anos, foi integrada ao campus a Escola Pré-Fundamental Nossa Casinha, que tinha como objetivo atender os filhos dos funcionários da universidade. Anos mais tarde, em 1988, ela se torna a Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), se transformando em uma instituição de ensino público e um colégio de aplicação.

O Campus Educação Física é um local que não atende apenas aos discentes da UFU, e sim a toda comunidade do município. Por lá, diversos projetos e atividades são desenvolvidos na  busca de melhorar a qualidade de vida dos estudantes e da sociedade local.

Foto: Milton Santos

Relação com a comunidade

Os projetos desenvolvidos no campus abordam diversos públicos e atividades. Vão desde aulas de futebol para crianças até exercícios de hidroginástica para idosos. Os programas são organizados pela Faefi, em colaboração com os discentes e docentes da UFU, seja como voluntários ou bolsistas.

Graduando em Fisioterapia, Lucas Henrique Souza Silva comenta a respeito da importância dos projetos tanto para os estudantes, quanto para a população em geral. "Os projetos são totalmente ligados às disciplinas que temos. Nosso curso se torna muito mais prático, quando conseguimos conciliar projetos de extensão com as disciplinas. Eles dão pra gente experiência que só teríamos quando chegássemos no estágio. Imagino que seja uma via dupla, tanto pro nosso aprendizado quanto pelo bem-estar e saúde da comunidade", argumenta.

Uma das atividades presentes no campus e cujo propósito é contribuir para a comunidade é o Projeto de Extensão de Atividades Circenses para Crianças (Procirco), do Programa de Extensão Integração UFU-Comunidade (PEIC), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU). Criado em 2018, ele atende crianças dos 6 aos 12 anos, de modo gratuito, com o intuito de instruir sobre a arte e ginástica circense de forma proveitosa. Foram ofertadas, somente no ano de 2023, 25 vagas para esse público, que foi inteiramente respaldado pelos universitários.

Nas redes sociais, o projeto ressalta que é interligado, de modo inerente, ao ensino e à pesquisa, por estimular a manutenção das relações entre acadêmico e comunitário. Nesse âmbito, ele induz a criação de mecanismos de produção científica no setor especializado em pedagogia das atividades circenses e promove uma conexão interdisciplinar entre os cursos de Educação Física e Teatro. Para mais, instiga a parcela infantil a desenvolver uma perspectiva humanística, o que abre espaço para cultivar o lado criativo e lúdico delas e amplia o conhecimento que essas possuem sobre o circo como patrimônio cultural imaterial da humanidade.

A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.