Hospital de Clínicas da UFU lança podcast ‘HChange’

Com primeiro episódio já publicado, iniciativa tem o intuito de fomentar e divulgar a cultura de inovação dos profissionais que compõem o ambiente hospitalar da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 05/07/2023 às 18:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Podcast de Inovação Tecnológica em Saúde do HC-UFU. (Arte: Reprodução / Spotify HC-UFU)

Desenvolvido pela Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde (Ugits/HC-UFU/Ebserh), em conjunto com a Unidade de Gestão de Pesquisa (Ugpesq/HC-UFU/Ebserh) - ambas vinculadas ao Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (SGPPITS/HC-UFU/Ebserh), o podcast “HChange” tem como objetivo divulgar e incentivar as práticas inovadoras dentro daquela unidade de saúde, além de publicizar resultados de pesquisas e inovações tecnológicas em saúde para a comunidade, resultando na criação de uma cultura de inovação entre todos os envolvidos no ambiente hospitalar. Em outras palavras, a ideia contempla tanto alunos e professores, quanto residentes, demais funcionários do HC e a comunidade externa.

Luiz Carlos Oliveira Júnior é chefe do SGPPITS/HC-UFU/Ebserh. Idealizador e produtor do “HChange”, nome que faz um jogo entre as iniciais de Hospital de Clínicas e a palavra inglesa “change” – “mudança”, em tradução livre –,  explica que essa produção vai ao encontro da principal tarefa do setor, que é a criação da cultura de inovação no ambiente do HC. “A ideia do podcast foi criar/divulgar uma cultura de inovação dentro da comunidade hospitalar, incentivando as pessoas a pensar, criar e buscar soluções inovadoras para problemas de dentro do hospital. Além disso, também divulgar aquilo que é feito de pesquisa e de inovação pelos professores, pelos técnicos e pela comunidade toda ali em volta do hospital”, conclui.

Cultura da inovação é um dos focos do podcast. (Imagem: Divulgação/HC-UFU/Ebserh)

Sobre o podcast ‘HChange’

Com a proposta de ser um podcast quinzenal, apresentado pelo próprio Oliveira Júnior, o programa traz pessoas que contribuíram com alguma inovação no ambiente hospitalar do HC-UFU. O foco é mostrar a inovação associada à saúde e os ganhos potenciais tanto para a comunidade interna quanto externa.

No primeiro episódio, a professora Karina do Valle Marques, da Faculdade de Medicina (Famed/UFU), conta sobre seu projeto que utiliza tecnologias de imagem para o ensino de anatomia.

O episódio já está disponível na plataforma de streaming de áudio Spotify - acesse, abaixo.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autores) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: UFU HC EBSERH podcast inovação saúde educação