TECNOLOGIA

Alunos de Engenharia Biomédica participam de evento de soluções tecnológicas para saúde

Os discentes da graduação e pós-graduação estiveram na Feira Hospitalar 2023 e em diversas atividades promovidas por hospitais, indústrias multinacionais e Anvisa

Publicado em 13/06/2023 às 11:43 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Ao todo, 34 alunos da graduação e pós-graduação em Engenharia Biomédica da UFU participaram da Hospitalar 2023 (Foto: Arquivo pessoal)

Buscando ampliar os conhecimentos na área tecnológica do setor de saúde, estudantes da graduação e pós-graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia participaram da Feira Hospitalar 2023, que aconteceu em São Paulo nos dias 23 a 26 de maio. A feira reúne indústrias, distribuidores, associações, hospitais, clínicas, profissionais de saúde e também da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que ministraram palestras, workshops, soluções e inovações para laboratórios, diagnóstico e análises clínicas para os credenciados na 28° edição.

O evento contou com a participação de visitantes, expositores e congressistas de toda a América Latina, buscando fomentar o desenvolvimento tecnológico da área e viabilizar as conexões de encontro dos mercados nacional e internacional do segmento. A participação dos alunos da Engenharia Biomédica permitiu que eles acompanhassem as movimentações que as empresas têm feito a fim de lançar produtos que são destaques em eficiência e inovação para o setor de saúde.

A doutoranda em Engenharia Biomédica, Luanne Cardoso Mendes, foi uma das congressistas e ressalta como foi importante estar em contato com novas tecnologias da área. “Participei pela primeira vez e foi muito legal ver como as empresas têm se movimentado para melhorar a qualidade dos serviços prestados à saúde. Podemos ver equipamentos de última geração e como elas têm desenvolvido máquinas mais tecnológicas para atender melhor hospitais e pacientes.”

Além da exposição, os alunos participaram de palestras, workshops e debates sobre soluções e inovações no setor (Foto: Arquivo pessoal)

Mendes reforça que a participação no evento foi o momento oportuno para os alunos ampliarem seus conhecimentos e se conectarem ao mercado, principalmente buscando informações sobre o futuro da engenharia e da profissão. A partir dessas experiências, busca-se colocar em prática os conhecimentos adquiridos em projetos que são desenvolvidos dentro das instituições de ensino. Inclusive, essa discussão também esteve presente em um painel de debates promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), reforçando algumas formas de divulgar as tecnologias desenvolvidas nos laboratórios das universidades e buscar apoios e financiamentos.

A Hospitalar contou com mais de mil empresas promovendo exposições, cerca de 600 palestras com temas variados e outras atividades que atraíram cerca de 50 mil visitantes de todas as regiões do país. Os alunos da graduação e pós-graduação contaram com o apoio da diretoria da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt/UFU) para o transporte de Uberlândia a São Paulo.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Engenharia Biomédica graduação pós graduação