Processos Seletivos

Abertas, até 9 de julho, as inscrições em novos editais para profissionais técnicos e bolsistas de extensão e cultura

Vagas são para atuar junto ao Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché

Publicado em 28/06/2023 às 13:27 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Foto: Thales Freitas Marquez/Arquivo Dicult

Oportunidade! A Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU) divulgou três editais ofertando vagas para  bolsistas de extensão e de cultura, destinadas a alunos da UFU e profissionais em diversas áreas, para atuação junto aos projetos contemplados na edição deste ano do Edital do Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché.

O primeiro processo seletivo (Edital Proexc nº 123/2023) seleciona bolsistas de cultura, que receberão bolsas de R$ 400 (um cantor) ou R$ 1.000 (seis oficineiros). No segundo edital (nº 124/2023) são contempladas quatro vagas para bolsistas de extensão - ilustrador(a) e designer gráfico; e apoio técnico geral - que receberão mensalmente o valor de R$ 400, o período de atuação de cada projeto. Por fim, o terceiro (nº 126/2023) destina-se à seleção de três profissionais técnicos especializados, em áreas específicas. "Este edital tem o intuito de selecionar profissionais que receberão pagamento de um  'Apec' (Auxílio Financeiro às Atividades de Extensão e Projetos de Cultura), na modalidade de Apoio Técnico. Eles deverão optar entre as vagas de performer, de produção executiva de projetos e de registro audiovisual para a ação", explica Taciana Ramos, assistente em administração da Divisão de Fomento à Cultura (Difoc). O período de atuação e o salário estão de acordo com cada projeto, sendo prorrogáveis por igual período, dependendo das necessidades do projeto e dos recursos disponíveis. Para todas as vagas, haverá lista de classificação para eventuais contratações futuras.

Os selecionados dos três editais irão atender cinco projetos vinculados ao programa de ocupação: "Projeto Livro Infantil Maria Felipa" - coordenado por Thiago Henrique Fernandes Coelho; "Projeto Acolhida Preta: escrevivências" - coordenado por Jefferson Rafael de Oliveira Souza; "Projeto Rua Fest" - coordenado por Bianca Chiara Moreira Ribeiro; "Projeto Mulheres Memórias" - coordenado por Bruno de Oliveira dos Santos Goes; e "Projeto Negrejá" - coordenado por Carla de Brito Nascimento.

Os três processos seletivos recebem inscrições até o dia 9 de julho, via e-mail: difoc@proex.ufu.br. Para mais informações, como valores de bolsas, períodos de atividades e documentações necessárias, acesse os documentos disponíveis no Portal de Editais e Concursos da UFU, nos links abaixo:

O que é o Edital de Ocupação do Graça do Aché?

O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché é um equipamento cultural da UFU que tem por finalidade atuar como promotor de ações que visem ao fortalecimento da cultura negra em Uberlândia e região, além de contribuir com o processo de conscientização da responsabilidade social, do respeito às diferenças étnico-raciais e na promoção da cultura e história afro-brasileira. ​

Uma das possibilidades para que isso ocorra é a disponibilização deste edital anual que apoia ações artísticas e culturais que fomentam tal objetivo. Estudantes, de graduação e pós-graduação e servidores de qualquer um dos campi da UFU - localizados nos municípios de Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia - podem participar dos processos seletivos.

Palavras-chave: edital ocupação bolsas Graça do Aché dicult PROEXC UFU