Enem 2023 está com período de inscrições aberto

Prazo para realização do procedimento vai de 5 a 16 de junho; provas ocorrem nos dias 5 e 12 de novembro

Publicado em 08/05/2023 às 11:58 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Enem 2023: inscrições de 5 a 16 de junho. (Imagem: Canva)

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foi divulgado no último dia 8 de maio, no Diário Oficial da União (DOU). O documento traz as principais informações sobre o processo seletivo, como datas, horários, taxas e regras gerais.

Os participantes devem ler atentamente oEdital do Enem 2023 antes de realizar a inscrição. Confira, abaixo, informações sobre o processo de inscrição, cronograma e aplicação das provas.

Inscrições

As inscrições para o Enem 2023 estarão abertas entre os dias 5 de junho e 16 de junho de 2023. O prazo para o pagamento da taxa, no valor de R$ 85, encerra dia 21 de junho.

Vale ressaltar que os participantes que tiverem a isenção de taxa aprovada devem fazer a inscrição normalmente na Página do Participante.

Cronograma do Enem 2023

O Enem 2023 será aplicado em dois dias, 5 e 12 de novembro de 2023, em todas as unidades federativas do Brasil e no Distrito Federal.

Nos dois dias de aplicação do exame, os portões dos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas (horário de Brasília). O início do exame será às 13h30.

No primeiro dia de provas, os participantes terão 5 horas e 30 minutos para responder às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas, além da Redação. O término está previsto para as 19 horas.

Já no segundo dia os participantes terão 5 horas para realizar as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática. O encerramento será às 18h30.

O gabarito do Enem 2023 será divulgado em 24 de novembro. Já o resultado do exame terá disponibilização em 16 de janeiro de 2024.

Importância do Enem

O Enem é uma importante ferramenta para a autoavaliação do participante, aperfeiçoamento do currículo do Ensino Médio, acesso ao Ensino Superior, participação em programas de financiamento da Educação Superior, ingresso no mercado de trabalho e contribuição para ampliar os indicadores da Educação brasileira.

Tradicionalmente, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sempre no primeiro semestre letivo de cada ano. Ou seja, os estudantes ingressam nos cursos de graduação presenciais da UFU, por conta dos desempenhos obtidos nas provas do Enem.

Palavras-chave: enem ingresso Edital Publicado