Pular para o conteúdo principal
Leia Cientistas

Qual a cor da sua voz?

Celebrando o Dia Mundial da Voz (16/4), saiba mais sobre a saúde vocal

Publicado em 14/04/2023 às 12:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Sua voz é única e exclusiva, assim como as suas digitais. (Imagem: Pixabay)

Na atualidade há um aglomerado de informações fornecido por toda a sociedade, o qual exige de nós uma comunicação cada dia mais precisa, inteligente e de uma clareza que sustente a argumentação aplicada em nosso discurso, sem deixar margens para dúvidas. A informatização tem diminuído fronteiras, aproximado pessoas, empresas, países e contribuído para soluções de problemas em diversas áreas; mesmo assim, não se pode deixar de perceber que a oralidade é extremamente importante para as nossas relações.

E, a partir dessa perspectiva, podemos questionar: Qual é a cor da sua voz?

Uma primeira indagação surge com essa questão, que é entender desde quando a voz passou a ter cor. Será que passou?

Quando falamos usando um microfone para ampliar o som, não se percebe cores no ar, nem mesmo quando estamos conversando apenas com duas ou três pessoas não é visível ainda cores acompanhado o som. Aliás, seria muito interessante se essa possibilidade existisse, quem sabe a cor que representasse mentiras fosse facilmente reconhecida.

Mas, para o momento, a nossa reflexão será apenas para alguns aspectos sobre a comunicação humana. Aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Voz (16 de abril), apresento detalhes que para muitas pessoas ainda são desconhecidos.

Considerando que existem diversos profissionais da voz, como cantores(as), professores(as), locutores(as) e muitas outras categorias, é importante compreender que não só eles(as), mas todos nós precisamos aprender e aplicar cuidados com o uso da nossa voz. Trata-se da necessidade de pensar na saúde vocal, da mesma forma que buscamos ter cuidado com saúde bucal, com nossos exames periódicos em todas as áreas para manter nosso corpo e mente no melhor estado possível.

Você sabia que a sua voz é única e exclusiva, assim como as suas digitais? Mesmo que tenham milhares de pessoas que possam te imitar, existe tecnologia (biometria da voz) que consegue comprovar a sua individualidade vocal. Segundo levantamento de Matthew Wall, da BBC News: “A voz gravada em formato digital pode ter mais de cem elementos de identificação. E, como uso de algoritmos complexos e equipamentos de áudio de alta definição, as companhias de biometria da voz acreditam que agora podem identificar pessoas de forma precisa em mais de 97% dos casos”.

A voz representa nossa marca pessoal. (Imagem: Pixabay)

Mesmo tendo toda essa especificidade vocal, diversas pessoas não gostam da sua própria voz e, sendo assim, muitas das vezes ela é menosprezada. Junta-se a isso uma questão de timidez, que automaticamente acaba por atrapalhar na realização do objetivo do discurso proposto. Na verdade, o fato de não aprovarmos as nossas características vocais está diretamente ligado a todo sistema de crenças que criamos sobre quem somos desde criança, o que nos leva a entender que se aprendemos a não nos valorizar estamos apagando as cores da beleza da nossa voz.

 

Mas, do que se tratam os cuidados com a voz?

Da mesma forma que um(a) atleta cuida do seu corpo buscando uma melhor performance, todos nós deveríamos ter atenção especial à saúde vocal, até porque passamos horas por dia conversando. Mesmo que possamos escrever mensagens, usar imagens para comunicar, a necessidade de falar usando todo o aparelho fonador é básica. E isso pode-se considerar como uma das formas mais naturais para expressar muito do que pensamos, ou seja, a nossa visão de mundo.

Se atletas dedicam tempo com aquecimentos, estudos técnicos, treinamentos para aplicar com maestria o seu esporte, assim também devemos na proporção certa criar hábitos que ouso chamar de educação da voz falada. E isso passa por conhecer pelo menos um pouco o aparelho fonador, os cuidados com as pregas vocais, a importância do aquecimento e desaquecimento vocal, como também, desenvolver respiração mais adequada e, dentre muitas outras coisas, até mesmo ter sono de qualidade.

Numa pequena comparação com a saúde bucal, dentro do possível e com base na disciplina, pelo menos uma vez por ano buscamos consultar um dentista, realizar aquela limpeza e voltar a sorrir sem receio de mostrar os dentes. Já com relação à saúde vocal, as perguntas aqui são duas: Quando foi a última vez que você consultou um(a) otorrinolaringologista e também um(a) fonoaudiólogo(a)? Você sabe realmente como estão suas pregas vocais?

Pensar na cor da nossa voz implica em entender, primeiro, o quão importante é cuidar desse bem precioso que nos distingue entre as outras pessoas, pois ela representa nossa marca pessoal, e essa, por sua vez, merece ser bem trabalhada para conquistar respeito e autoridade. E, veja você, que aqui não estou abordando do conteúdo do que falamos, mas sim, do encantamento ou não que as ondas sonoras transmitidas exclusivamente por cada um de nós são capazes de produzir no cérebro de quem nos ouve.

Até aqui foram levantados alguns questionamentos pelo prisma da voz, para repensar nossa postura e autocuidado. Mas, além disso, apresento abaixo 10 dicas a respeito de dicção, que é algo fundamental para maior clareza de todo discurso oral:

  1. Respeitar a pronúncia correta das palavras;
  2. Fazer leituras em voz alta;
  3. Fazer soar nas frases as palavras tônicas;
  4. Articular bem, articular claro, articular exageradamente evita cansar a voz;
  5. O timbre da voz deve estar de acordo com o sentimento que se procura expressar;
  6. As imagens faladas devem ter vida;
  7. A voz falada compreende cerca de cinco ou seis notas musicais. É preciso saber usá-las para dar relevo e harmonia à exposição oral;
  8. É preciso aprender a usar a arte dos silêncios, de onde nasce a força das pausas;
  9. A voz é o nosso instrumento de expressão individual. Precisamos conhecê-lo perfeitamente para sermos donos absolutos da nossa voz;
  10. Saber pronunciar os finais das frases, sem enfraquecê-las, para não torná-las inexpressivas.

Por fim, o que nos resta frisar é que cuidar da nossa voz está relacionado com autoconhecimento, autoestima, bem-estar e autoperformance. Então, cuide-se.

 

*Helton Luiz de Oliveira é mestre de cerimônias, especialista em Psicopedagogia, graduado em Letras, técnico em assuntos estudantis lotado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU) e professional & self coach.

 

A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias.

Palavras-chave: Voz aparelho vocal Dia da Voz saúde cuidados

A11y