Pular para o conteúdo principal
Ciência

Projeto avalia mulheres na pós-menopausa com doenças cardiometabólicas

Estudo busca entender os efeitos dos exercícios físicos no tratamento dessas pacientes

Publicado em 04/04/2023 às 10:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Menopausa corresponde à última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. (Foto: Freepik)

 

Não é novidade que as doenças cardiometabólicas são as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Dentre elas, estão problemas como hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto e outros.

Proposto por Julia Tavares, aluna da pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU), estudo avalia os efeitos de atividades físicas no tratamento de mulheres pós-menopausadas, que estejam de um a dez anos sem menstruar e tenham entre 45 e 60 anos.

“O objetivo é comparar o exercício aeróbico com terapias alternativas, como o pilates que é uma modalidade que tem cada vez mais tido aderência desse público com doenças, por não possuir restrições médicas”, explica a doutoranda.

Atualmente, a pesquisa está em fase inicial e realiza o recrutamento de mulheres que atendam esses pré-requisitos, por meio de entrevista e avaliação clínica. Para participar, basta entrar em contato pelo número (34) 99963-0958.

 

Imagem de divulgação

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: cardiometabólica pesquisa Famed

A11y