Projeto da UFU com foco na saúde mental dos universitários recebe inscrições

Atividades do 'Calma na Crise para Estudantes Universitários e Comunidades Locais' serão realizadas em quatro módulos, de 28 de março a 9 de maio

Publicado em 22/03/2023 às 10:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

O projeto "Calma na Crise para Estudantes Universitários e Comunidades Locais" é uma ação do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU), com apoio das pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proexc) e de Assistência Estudantil (Proae) e da Divisão de Saúde (Disau). A iniciativa tem como parceiro o Instituto Visão Futuro (IVF) e foi idealizada para jovens de até 35 anos, visando desenvolver práticas de bem-estar junto aos estudantes da UFU, para que, por meio de algumas práticas que transformam a ansiedade em força interna, os seus praticantes possam aliviar o estresse, fortalecer o sistema imunológico, resgatar o entusiasmo, concentração, controle emocional e conseguir a autorregulação com práticas diárias para a saúde integral.

A ansiedade é uma das principais responsáveis por doenças como gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias, sendo também responsável pelo surgimento de doenças psiconeurológicas e psicooncológicas. Além disso, a ansiedade, o medo e o estresse diminuem a eficácia do sistema imunológico, gerando problemas no equilíbrio mental e emocional. Estas foram as questões centrais que motivaram o convênio da UFU com o Instituto Visão Futuro, de modo a utilizar em prol dos discentes da universidade as metodologias e técnicas mente-corpo desenvolvidas pelo IVF.

O projeto ocorrerá em quatro módulos e de forma remota e gratuita, via plataforma Zoom, ministrados pela Dra. Susan Andrews. O início das atividades já será na próxima terça-feira, 28 março, às 17h. Confira, abaixo, o cronograma dos módulos on-line:

• Calma na Crise 1: "Respiração Tranquilizante" – 28/03, terça-feira, às 17h;
  • Calma na Crise 2: "Relaxamento Profundo" – 11/04, terça-feira, às 17h;
  • Calma na Crise 3: "Alimentação para Vitalidade" – 25/04, terça-feira, às 17h;
  • Calma na Crise 4: "Fazer o Bem faz bem faz bem para você" – 09/05, terça-feira, às 17h.

Paralelamente, a partir de 4 de abril, também acontecerão encontros presenciais Campus Santa Mônica, sob a coordenação da professora do Iarte Sandra Mara Alfonso. Nestas ocasiões, haverá práticas de bem-estar, com as facilitadoras do projeto. "Posteriormente, os participantes realizarão as técnicas de bem-estar em comunidades locais com grupos da comunidade externa vinculados à Proexc. Este projeto foi idealizado com o intuito de que os estudantes tenham ferramentas para gerenciar o estresse, pois a própria atividade dentro da universidade, a pressão familiar e problemas pessoais causam muita ansiedade", explica a docente. E acrescenta: "Portanto, os alunos poderão ser capazes de se autorregularem. Além disso, como atividade de extensão, também queremos levar esse bem-estar para pessoas de fora da universidade."

As inscrições do "Calma na Crise para Estudantes Universitários e Comunidades Locais" são gratuitas e ficam abertas até 27 de março. Para acessar o formulário eletrônico de inscrições, clique na imagem abaixo:

Palavras-chave: saúde mental Palestras Meditação