Iniciação Científica

UFU divulga indicados ao 19º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

Classificados têm até o próximo dia 4 de março para enviar as documentações necessárias

Publicado em 21/02/2022 às 16:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Arte: Viviane Aiko

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), por meio de sua Diretoria de Pesquisa (Dirpe), divulgou na última sexta-feira (18/02), os indicados ao 19º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os bolsistas escolhidos para concorrer ao Prêmio são aqueles que apresentaram os melhores relatórios, que foram classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo de cada instituição concorrente. Tendo em vista a realização do I Seminário de Pesquisa da UFU, em outubro de 2021, em que foram divulgados os três melhores resumos de pesquisas das três grandes áreas do conhecimento, referentes aos anos de 2020 e 2021, foram então selecionados a partir daí, os indicados ao 19º Prêmio.

I Seminário de Pesquisa aconteceu em formato de live, com transmissão no Canal da UFU no YouTube, em outubro do ano passado. (Foto: Milton Santos)

Ao todo, foram indicadas seis pesquisas, uma de cada grande área do conhecimento (Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências da Vida), de cada tipo de bolsa: do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

O Prêmio é dividido em duas categorias. A primeira, Bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica, tem como premiação a quantia em dinheiro, ao bolsista agraciado por categoria e por cada grande área do conhecimento, no valor de R$ 7 mil; uma bolsa de mestrado ou doutorado no país, ao bolsista agraciado, por categoria e por cada grande área do conhecimento; e uma passagem aérea e hospedagem para participação na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2022.

Na segunda categoria, Mérito Institucional, o prêmio é um troféu para a instituição do Pibic com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação do dirigente da instituição agraciada na 74ª Reunião Anual da SBPC; e a concessão de cinco a 20 bolsas adicionais do Pibic e/ou Pibiti na cota da instituição.

Os classificados, em conjunto com seus orientadores, têm até o dia 04/03 para enviar as documentações necessárias para o e-mail iniciacaocientifica@propp.ufu.br. Para ver a lista completa e mais detalhes, acesse o link.

Palavras-chave: Ciência; Bolsas; Iniciação Científica; Pesquisa;