Convite

PET Física Licenciatura oferece vagas no grupo de estudos 'Africanidades'

Participação também é aberta ao público externo à UFU; encontros acontecem quinzenalmente, aos sábados e de forma remota

Publicado em 14/02/2022 às 12:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Visando a suprir a carência de conteúdo de Física relacionado à história da África e dos africanos, o Programa de Educação Tutorial do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Uberlândia (PET Física Licenciatura/UFU) realiza algumas ações para fomentar a produção de tais conteúdos e sua discussão no âmbito do curso. É com este intuito que foi criado o Grupo de Estudos Africanidades. As discussões acontecem quinzenalmente, aos sábados, por meio de uma plataforma on-line. A participação é aberta ao público - acadêmico ou não - e o grupo já reúne professores e alunos do Ensino Médio e Superior. Além disso, a iniciativa confere certificados aos participantes dos encontros.

O Africanidades busca favorecer um maior entendimento sobre a história da África, a cultura afro-brasileira e a condição social da população negra no Brasil, estudando não apenas sobre os povos africanos, mas também temas como: racismo estrutural, condição social da população negra no Brasil e sua história de luta, entre outros. Deste modo, os encontros servem para que os participantes compreendam a história e a cultura brasileira, muito influenciada pelos povos africanos, além de ser um mecanismo de resiliência contra o racismo.

Keoma Kurashima é um dos organizadores desse grupo de estudos e afirma que é bastante significativo para ele participar dos encontros, que o ajudam a se assumir como pessoa negra, a desmitificar alguns preconceitos estabelecidos e entender outros. “Acho mais do que isso! O grupo ajuda a entender a minha cultura como brasileiro, que foi negada quando negaram a história e a cultura dos povos africanos que fizeram parte da construção do país. Também ajuda a entender o racismo, como ele é estruturado e como ele está em nossas vidas”, completa Kurashima.

No próximo sábado, dia 19, às 14h, haverá um encontro para apresentação do Africanidades. Quem tiver interesse em conhecê-lo e se tornar um novo membro de grupo já pode entrar em contato pelo e-mail afrobrasileirospetlicenciatura@gmail.com ou pelo perfil do Pet Física Licenciatura no Instagram. Informações mais detalhadas sobre este projeto e os demais trabalhos realizados pelo PET foram repassadas em uma live que está salva no YouTube e também em um episódio especial do PET Cast.

Em 2021, o grupo debateu a obra História da África, de José Rivair Macedo. Para este ano, o livro a ser discutido será Pele negra, máscaras brancas, de Frantz Fanon. Um dos coordenadores e idealizadores do Africanidades, Gilberto Ferreira revela um pouco do que os participantes dos debates vão encontrar ao estudar o trabalho de Fanon, um dos mais importantes teóricos e dirigentes revolucionários da revolução anti-colonial do século XX. “Em seu primeiro livro, Pele negra, máscaras brancas, Frantz Fanon tem como motivação explícita desalienar pessoas negras do complexo de inferioridade que a sociedade branca lhes incute desde a infância. Assim, mostra os mecanismos pelos quais a sociedade colonialista instaura, para além da disparidade econômica e social, a interiorização de uma inferioridade associada à cor da pele."

Livro 'História da África' foi debatido durante os encontros de 2021. Para 2022, o texto a ser estudado é o 'Pele Negra, máscaras brancas'. (Fotos: Reprodução)

Palavras-chave: PET Física Licenciatura Grupo de Estudos Africanidades debates