Publicação

Professor da UFU lança o livro 'Escoamentos turbulentos - análise física e modelagem teórica'

Docente da Faculdade de Engenharia Mecânica, Aristeu da Silveira Neto escreveu a obra com objetivo de ser uma referência abrangente sobre o tema em países de língua portuguesa

Publicado em 11/06/2021 às 08:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Escoamentos turbulentos são muito frequentes, tanto na natureza quanto em aplicações industriais. De modo mais simples, eles podem ser exemplificados como: a esteira deixada por um automóvel (astrés dele); a esteira de um navio ou a esteira deixada por uma aeronave. A análise desse complexo fenômeno físico, tendo em vista a solução de um dado problema, requer a sua modelagem de forma representativa. A modelagem pode ser feita, inicialmente, com uma detalhada análise física do problema, que possibilita a sua representação esquemática, até chegar em hipóteses simplificadoras cabíveis, com as modelagens material e teórica.

Esteira de uma aeronave altamente turbulenta. | Imagem: Enviada pelo professor Aristeu de Silveira Neto

Publicada em 2020, a primeira edição do livro “Escoamentos turbulentos - análise física e modelagem teórica” conta com autoria do professor Aristeu da Silveira Neto, que ministra o curso de “Escoamentos turbulentos”, há 20 anos, no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU).

Partindo de uma inquietação, ao observar que no curso não havia um livro-texto completo e embasado referente a essa temática, sobretudo em língua portuguesa, ao longo do tempo, Silveira Neto produziu e aprimorou um material didático do curso como apostila. Por conta do resultado que esse material obteve, passou a ser utilizado em diversos cursos de pós-graduação do Brasil. Dessa forma, o professor decidiu transformá-lo em um livro, o qual foi finalizado e editado em setembro de 2020. A produção do material aconteceu ao longo de 20 anos. No entanto, ele relata que a finalização, na forma de um livro, ocorreu em dois anos de trabalho, incluindo vários processos, como: formatação, ilustração e correções ortográficas.

O docente da Femec conta que o objetivo da obra é justamente servir como um livro-texto para os cursos de pós-graduação e também cursos de graduação avançados, desenvolvidos no Brasil e em outros países de língua portuguesa. “O comprometimento com a ciência e com a educação é a ferramenta que utilizo para contribuir com o crescimento profissional e pessoal de alunos, profissionais e pessoas que compartilham da mesma afinidade”, declara.

O trabalho está organizado em 11 capítulos: 1. Introdução aos escoamentos turbulentos; 2. Modelagem matemática para a dinâmica dos fluidos; 3. Instabilidades em escoamentos laminares; 4. Transição à turbulência; 5. Turbulência homogênea e isotrópica; 6. Equações para escoamentos turbulentos e o problema de fechamento; 7. Metodologia URANS e modelos de fechamento; 8. Modelos de fechamento URANS a zero equação de balanço; 9. Modelos de Fechamento URANS a uma ou mais equações de balanço; 10. Modelos de fechamento sub-malha para a Metodologia LES; e 11. Modelos de Fechamento Híbridos URANS-URANS e LES-URANS. O capítulo 3 contou com a colaboração de dois professores externos à UFU.

Capa do livro 'Escoamento Turbulento - análise física e modelagem teórica'. (Foto: Reprodução - Linkedin)

Silveira Neto menciona que pretende lançar outras edições, incorporando correções e melhorias. Até o momento, já foram vendidas aproximadamente 200 unidades, após seis meses desde a publicação.

Confira alguns detalhes do produto:

• Editora: Composer - Uberlândia (MG);
  • Idioma: Português;
  • Capa dura: 653 páginas;
  • Nº 176 em Mecânica Profissional e Técnico.

Link para compra do livro “Escoamento Turbulento - análise física e modelagem teórica”, disponível em: https://www.amazon.com.br/Escoamentos-Turbulentos-Análise-Modelagem-Teórica/dp/6599036511.

Carreira profissional

Sempre afeito à educação e pela mecânica dos fluidos, se tornou professor na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 1985. Ao longo de sua trajetória acadêmica, descobriu também o gosto pela turbulência. Em 1992, no doutorado realizado na França, orientado pelo professor Lesieur, se tornou o primeiro pesquisador a publicar uma simulação de escoamento turbulento complexo utilizando modelagem LES - Simulação das Grandes Estruturas.

Em 2011, como professor universitário, fundou o Laboratório de Mecânica dos Fluidos (MFLab), no qual coordena diversos projetos em parceria com grandes empresas e universidades do Brasil e do mundo. Os projetos renderam diversos frutos, como dissertações, teses (próximo de 70 pós-graduandos) e artigos publicados em congressos e periódicos.

Externando suas afinidades, investiu parte do seu tempo, nos últimos anos, à produção do livro “Escoamentos turbulentos - análise física e modelagem teórica”, que tem como objetivo ser uma referência abrangente sobre o tema em países de língua portuguesa, já que sua primeira versão foi publicada em Português.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.​

Palavras-chave: escoamentoturbulento; engenhariamecânica; FEMEC; UFU; divulgação; livro;