Oportunidade

Edição 2021 do Programa Institucional de Apoio à Cultura recebe inscrições

Participação no Piac é aberta à comunidade acadêmica de todos os sete campi da UFU; inscrições vão até 16 de julho e ocorrerão de forma on-line

Publicado em 15/06/2021 às 12:06 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) abre inscrições para mais uma edição do Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac), que contemplará ações culturais propostas por discentes, docentes e técnicos administrativos de todos os sete campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - instalados nos municípios de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

Imagem: Divulgação

O Piac é desenvolvido pela Divisão de Fomento à Cultura (Difoc), setor vinculado à Diretoria de Cultura (Dicult), e apresenta duas linhas distintas:

• "servidores(as)" - direcionada a docentes e técnicos(as);
  • "estudantil" - com parceria da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e especificamente direcionada aos estudantes da graduação e pós-graduação, com vínculo ativo na instituição durante a realização de projetos, a serem selecionados via edital.

O objetivo do certame é fomentar o desenvolvimento de ações artístico-culturais que promovam, por meio da cultura, o diálogo com atividades de ensino, pesquisa e extensão, de modo indissociável, visando à valorização da universidade pública, bem como seu compromisso com as transformações sociais e a promoção da cidadania.

As chamadas contam com a seguinte distribuição do montante de recursos: servidores(as): R$ 80.000,00 (oitenta mil reais); e, estudantil: R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais). Cada proposta poderá solicitar o valor de até R$ 10.000,00 (dez mil reais) para o desenvolvimento de ações que contemplem uma das seguintes categorias:

• "Categoria 1": propostas que valorizem a expressão cultural de povos originários e comunidades tradicionais;
  • "Categoria 2": propostas que priorizem a produção e difusão das manifestações da cultura LGBTQIA+;
  • "Categoria 3": propostas que atuem na difusão e no fortalecimento da cultura de comunidades rurais;
  • "Categoria 4": propostas de arte e cultura que não se enquadrem nas categorias anteriores.

As ações deverão, obrigatoriamente, ocorrer no formato remoto, com exibição on-line, em plataformas de livre acesso, por meio de dispositivos móveis com conexão à internet.

Cronograma

As inscrições poderão ser feitas até o dia 16/07 e ocorrerão de forma on-line, realizadas pelos links abaixo:

O resultado preliminar será divulgado em 06/08. A interposição de recurso acontecerá entre os dias 09 e 10/08; já o resultado final tem publicação prevista para 13/08.

Editais:

Para esclarecimento eventuais de dúvidas ou obtenção de mais informações sobre o Piac, basta entrar em contato pelo e-mail difoc@proex.ufu.br, colocando no campo de assunto “DÚVIDA EDITAL XX”, por exemplo.

Palavras-chave: Piac; cultura; extensão; Dicult; Proexc; arte; UFU