Pular para o conteúdo principal
Saúde

UFU realiza tratamento gratuito de osteoartrite

Terapia faz parte de pesquisa do laboratório de Neuromecânica e Fisioterapia

Publicado em 25/07/2018 às 10:58 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Imagem: Pixabay

 

Estão abertas inscrições para tratamento gratuito de osteoartrite no joelho. A oportunidade faz parte de pesquisa realizada pelo laboratório de Neuromecânica e Fisioterapia (Lanef), localizado no Campus Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (Educa / UFU).  A inscrição é feita por agendamento pelo telefone ou por e-mail, em que é realizada a pré-seleção por meio de questionário.

O projeto tem como finalidade avaliar o efeito do tratamento sobre a dor, a função física e os parâmetros da marcha no indivíduo com osteoartrite no joelho, tendo os aspectos emocionais como variável controle.  Os participantes são submetidos a avaliação da dor, da função física, da qualidade de vida, dos aspectos emocionais, da força muscular e dos parâmetros da marcha, e distribuídos de forma aleatória em grupos, recebendo orientações sobre a osteoartrite. O tratamento é baseado em exercícios de fortalecimento muscular e exercícios aeróbicos, por um período de oito semanas, com frequência de 3x por semana.

A osteoartrite no joelho (OAJ) é uma doença muito frequente na população idosa mundial. Sua incidência produz como principal sintoma a dor, que resulta em limitações da função física e alterações dos parâmetros da marcha que, por sua vez, gera dificuldades em caminhar, aumenta o risco de queda e reduz a qualidade de vida destes indivíduos, representando um fardo econômico significativo para a sociedade.

O agendamento é realizado por meio do e-mail fabisilsoares@gmail.com ou pelo telefone (34) 99144-3043.

 

Palavras-chave: osteoartrite no joelho

A11y